E ae pessoal!
Tudo na tranquilidade? Por aqui está tudo certo.
Nesse último carnaval eu estava sentado no chão da minha sala, encostado no sofá e vendo algum desses noticiários do meio dia (não lembro qual).
Nesse momento o noticiário estava exibindo a dificuldade que os jogadores de futebol brasileiros que jogam na Ucrânia estavam tendo em tentar voltar ao Brasil por causa da guerra com a Rússia. Em resumo, mostrou a fuga desse pessoal para a Polônia e os perrengues que eles passaram.
Logo após a exibição da matéria me veio a memória o filme Horas de Desespero (No Escape) de 2015.
O filme conta a história um trabalhador americano comum transferido com a família para um país do terceiro mundo, onde um bando de rebeldes resolve depor o atual líder da nação e instaurar uma guerra civil que tem como foco eliminar a presença estrangeira. Então o objetivo deste trabalhador é proteger sua família e fugir desse país hostil.
A película pode ser vista no Youtube (aluguel a partir de R$ 2,90), no Amazon Prime Video ou aqui naquele nosso 0800.
O fato é que o véu que compõe a sociedade é tão fino que a simples ausência de 3 refeições diárias leva a nossa sociedade "evoluída" a barbárie num piscar de olhos. Lembram da corrida aos supermercados para comprar papel higiênico (??) no começo da pandemia? Pois é.....
Assim, retorno a fazer a mesma pergunta: Se alguma dessas situações ocorrer na minha cidade, eu teria condições de sobreviver?
Aproveito e respondo: eu, Ligo, teria mínimas condições de sobreviver. Não estou preparado, fato! Encarando essa realidade e a minha incapacidade de agir nessa situação, resolvi estudar o básico sobre o assunto.
Eu iria deixar o post encerrar aqui, mas resolvi trazer um pouco das conclusões sobre os meus estudos.
Então o que devemos fazer para sobreviver?
Primeiramente devemos reconhecer que essas situações podem ocorrer e que não estamos preparados quando algo assim explodir.
É claro, é óbvio e é evidente que a probabilidade de uma situação dessas ocorrer é muito baixa, mas isso não é desculpa para não se preparar. É tipo seguro de veículo saca? Tá ali, você paga e espera nunca utilizar.
Sabendo que "merda acontece" o próximo passo é se preparar. Ou seja, adquirir conhecimentos, características, habilidades e itens que irão garantir sua sobrevivência em um ambiente de caos generalizado.
Não vou dizer aqui que você deve parar o que está fazendo e se preparar igual aqueles norte americanos fazem, os "preppers", construindo bunkers e estocando itens para 30 anos. Não que isso não seja recomendável, mas não temos grana nem tempo para algo mais profundo assim.
O que quero dizer é que temos que nos preparar mais do que a média, e já adianto que a média é bem baixa. Sabendo o básico do básico já nos garante uma probabilidade maior de sobrevivência.
É igual a história dos dois homens fugindo de um leão. Eles não precisam correr mais que o leão, apenas 1 deles precisa correr mais do que o outro.
Dito isso, vou listar aqui, conforme a minha opinião e os meus estudos sobre o tema, o que deveremos adquirir de conhecimentos, características, habilidades e itens BÁSICOS para aumentar a nossa chance de sobrevivência em frente a uma massa de NPC's. Lembro que essa lista não é finita e que você pode aumentá-la comentando aí embaixo. Vamos lá.
1 - Mentalidade de Sobrevivência
- Principal característica que devemos ter para sobreviver é a mentalidade de sobrevivência. Ela é composta por: Coragem, raciocínio rápido, frieza, resolução de problemas e capacidade de interpretação de sinais.
- Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação.
- Raciocínio rápido é necessário pois haverá situações onde precisaremos tomar decisões imediatamente.
- Frieza é ter o sangue frio diante do perigo. Sem se deixar levar pela emoção.
- Resolução de problemas: vamos ter que resolver problemas o tempo todo. Exemplos de problemas: onde ficará o abrigo, o companheiro ferido, a falta de água....
- A capacidade de interpretação de sinais é fundamental para conseguirmos antecipar situações que podem acontecer. Seja antecipar que um ataque militar ocorrerá na cidade ou que um inimigo está a espreita.
2 - Dinheiro
- O dinheiro vai facilitar a sua vida. Vai te dar uma condição de evitar muito das situações de perigo. Ele pode te proporcionar comprar a nacionalidade de um outro país para fugir da guerra. Comprar mais mantimentos e etc. Mas ele deve estar sempre aliado a mentalidade de sobrevivência. Por exemplo: dinheiro + mentalidade é igual ao jogador de futebol brasileiro saindo da Ucrânia antes do local pegar fogo.
3 - Preparo físico
- Em uma situação de crise você precisará correr, caminhar longas distâncias, carregar peso, usar a sua força contra um ou mais oponentes. E para isso o seu preparo físico deve estar em dia. Musculação aqui é mandatório que você faça.
- Lembra que as relações sociais ficaram para trás? Agora tudo é uma ameaça, logo devemos saber nos defender. Logo aprender uma arte marcial e usar armas de fogo devem constar no nosso rol de habilidades.
- Arte marcial pode ser qualquer uma, desde que te ensine a se defender de facas, bastões e outros itens que possam ser utilizados contra você. Também deverá te ensinar a lutar contra vários oponentes, pois na maioria das situações sempre terá mais 1. Isso se faz de fundamental importância em um país que adquirir uma arma de fogo é muito difícil.
- E por falar em armas de fogo, devemos ter o conhecimento de como manuseá-las e conservá-las o maior tempo possível. Então vá em um clube de tiro e faça cursos de armas curtas (pistolas) e longas (fuzis). Você pode estar pensando "Mas porque devo aprender a usar armas se no Brasil o que impera é o desarmamento e não vou conseguir adquirir uma arma?"
- A resposta a este pensamento é o que acontece na Ucrânia hoje. Além de obrigar os homens a protegerem o país (os impedindo de fugir para outro lugar), o presidente de lá distribuiu armamento a civis para que estes ajudassem o exército na proteção. Agora pense em você com um fuzil na mão sem o mínimo de treinamento lutando contra um exército profissional. A chance de dar merda é alta.
- O melhor item de defesa é a arma de fogo, mas como vivemos em um local onde é difícil adquirir uma de forma legal podemos ter a mão para facilitar a nossa defesa: faca de combate, bastão retrátil, spray de pimenta, taser e balestra.
- Com o advento do GPS nós deixamos de lado a habilidade de saber se localizar e se guiar por um mapa, afinal o GPS te dá tudo automaticamente. No entanto, em casos extremos não vamos ter um GPS disponível, ou bateria no celular, por tanto devemos aprender a ler um mapa e a navegar por ele.
- Por isso devemos ter sempre a disposição, um mapa impresso da sua região até um possível local de abrigo e uma bússola.
- Água é fundamental, só que não teremos sempre ela potável disponível, assim devemos saber purificar água para consumo. Dependendo do local onde estivermos, poderemos construir um filtro como esse.
- Itens interessantes: cantil com filtro de carvão ativado e pastilhas de purificação de águas
- Amigos essa é a habilidade mais ignorada por todos nós. Ninguém sabe o procedimento correto do desengasgo ou de imobilizar um membro quebrado. Pais e mães que não sabem socorrer corretamente as suas crianças deveriam ser acusados de negligência. Portanto, devemos sim aprender essa habilidade e ter o kit de primeiros socorros sempre a mão.
- Pescar é a forma mais fácil de se obter proteína em uma situação de sobrevivência. Dessa forma eu entendo que a pescar é uma habilidade fundamental para situações onde o alimento está ficando escasso.
- Devemos aprender principalmente a pescar com iscas artificiais (devido a facilidade de armazenamento da isca) e aprender a fazer armadilhas para peixes também é interessante.
- É uma habilidade complementar para essas situações, mas que pode ser útil. Então é melhor saber nadar.
- Estoque: devemos sempre estocar mantimentos em casa para no mínimo 2 semanas. Utilizando o sistema "primeiro que entra é o primeiro que sai". Engraçado, que descobri essa informação um pouco antes de estourar a pandemia, e uns 3 dias antes de decretarem lockdown fiz uma compra de mantimentos para 3 semanas fechado em casa. Interessante ficar esperto com os combustíveis também, para os automóveis pelo menos certifique-se de sempre ter combustível no tanque do seu carro para rodar uns 150 km. Acredito que seria uma quantidade para pelo menos fugir de algum perigo na sua região.
- Organização: é uma característica importante para a nossa vida, sem organização a gente fica correndo em círculos. Mas organização no nosso presente caso é você saber onde estão os itens importantes para a sua sobrevivência para que possa acessá-los em um curto espaço de tempo. Devemos então saber onde ficam os alimentos, itens de higiene, medicamentos e outros itens úteis e de preferência que eles estejam organizados e fiquem em locais próximos uns dos outros.
- Agora, se você tem algum dinheiro sobrando e quer aprofundar um pouco mais o seu nível de preparo, além dos itens relacionados as dicas anteriores, entendo que devemos ter a disposição: Uma mochila grande e resistente, fósforos, pederneira, repelente de insetos, lona, barraca pequena, saco de dormir, panela pequena, canivete multiuso, paracord, lanterna, pilhas, rádio de emergência e machado tático.
Por hoje é isso pessoal! Espero que tenham curtido o post, pois acredito que esse tipo de postagem irá virar uma série aqui.
Bons investimentos, estudos, treinos e trades a todos!
Abraço.
só sobrevive a uma guerra real quem tem sorte ou já sabia q ia acontecer e sai correndo antes e de avião ahahahahah
ResponderExcluiro resto é chute
abs!