terça-feira, 29 de março de 2022

Filme e reflexões #1 - Horas de Desespero

E ae pessoal!

Tudo na tranquilidade? Por aqui está tudo certo.

Nesse último carnaval eu estava sentado no chão da minha sala, encostado no sofá e vendo algum desses noticiários do meio dia (não lembro qual). 

Nesse momento o noticiário estava exibindo a dificuldade que os jogadores de futebol brasileiros que jogam na Ucrânia estavam tendo em tentar voltar ao Brasil por causa da guerra com a Rússia. Em resumo, mostrou a fuga desse pessoal para a Polônia e os perrengues que eles passaram.

Logo após a exibição da matéria me veio a memória o filme Horas de Desespero (No Escape) de 2015.

O filme conta a história um trabalhador americano comum transferido com a família para um país do terceiro mundo, onde um bando de rebeldes resolve depor o atual líder da nação e instaurar uma guerra civil que tem como foco eliminar a presença estrangeira. Então o objetivo deste trabalhador é proteger sua família e fugir desse país hostil.

A película pode ser vista no Youtube (aluguel a partir de R$ 2,90), no Amazon Prime Video ou aqui naquele nosso 0800.

E aonde eu quero chegar com essa relação realidade/ficção? 

É convidar a vocês refletirem sobre as seguintes questões: Se alguma dessas situações (guerra/desastre/etc) ocorrer na minha cidade, eu teria condições de sobreviver? Eu estaria preparado?

Devemos levar em conta que uma situação dessas ocorrer não está tão distante assim de nós.

Um exemplo disso é você passear na cidade do Rio de Janeiro e sem querer entrar no meio de um tiroteio, o que é comum por lá, é só abrir qualquer jornal e ver os relatos. Inclusive tem o aplicativo "onde tem tiroteio", que loucura!

Outro exemplo, bem próximo que ocorreu onde eu moro. No início da pandemia da kung flu, lá pela última semana de março/2020, quando estava tudo fechado e as ruas estavam desertas, começaram a ocorrer saques em lojas e residências. Mesmo morando em apartamento, só que em um andar mais próximo ao solo, me certificava de fechar as cortinas e janelas em todas as noites, coisa que nunca fazia.

E o que dizer daqueles jogadores brasileiros na Ucrânia? Será que algum dia pelo menos um deles chegou a pensar que a situação confortável em que ele estava, do dia para noite iria para o caralho?

Para ficar um pouco mais palpável para vocês essa sensação de que de uma hora para outra tudo pode mudar, embora ficcional, coloco abaixo para verem a intro do jogo The Last of Us lançado para o PS3 em 2013.



Viram que no mínimo e desconhecido perigo as relações sociais e civilizadas ficaram para trás?  E que nessas situações só o uso da força e inteligência pode garantir a continuidade da sua existência?

O fato é que o véu que compõe a sociedade é tão fino que a simples ausência de 3 refeições diárias leva a nossa sociedade "evoluída" a barbárie num piscar de olhos. Lembram da corrida aos supermercados para comprar papel higiênico (??) no começo da pandemia? Pois é.....

Assim, retorno a fazer a mesma pergunta: Se alguma dessas situações ocorrer na minha cidade, eu teria condições de sobreviver? 

Aproveito e respondo: eu, Ligo, teria mínimas condições de sobreviver. Não estou preparado, fato! Encarando essa realidade e a minha incapacidade de agir nessa situação, resolvi estudar o básico sobre o assunto. 

Eu iria deixar o post encerrar aqui, mas resolvi trazer um pouco das conclusões sobre os meus estudos.


Então o que devemos fazer para sobreviver?


Primeiramente devemos reconhecer que essas situações podem ocorrer e que não estamos preparados quando algo assim explodir.

É claro, é óbvio e é evidente que a probabilidade de uma situação dessas ocorrer é muito baixa, mas isso não é desculpa para não se preparar. É tipo seguro de veículo saca? Tá ali, você paga e espera nunca utilizar.

Sabendo que "merda acontece" o próximo passo é se preparar. Ou seja, adquirir conhecimentos, características, habilidades e itens que irão garantir sua sobrevivência em um ambiente de caos generalizado.

Não vou dizer aqui que você deve parar o que está fazendo e se preparar igual aqueles norte americanos fazem, os "preppers", construindo bunkers e estocando itens para 30 anos. Não que isso não seja recomendável, mas não temos grana nem tempo para algo mais profundo assim.

O que quero dizer é que temos que nos preparar mais do que a média, e já adianto que a média é bem baixa. Sabendo o básico do básico já nos garante uma probabilidade maior de sobrevivência.

É igual a história dos dois homens fugindo de um leão. Eles não precisam correr mais que o leão, apenas 1 deles precisa correr mais do que o outro.

Dito isso, vou listar aqui, conforme a minha opinião e os meus estudos sobre o tema, o que deveremos adquirir de conhecimentos, características, habilidades e itens BÁSICOS para aumentar a nossa chance de sobrevivência em frente a uma massa de NPC's. Lembro que essa lista não é finita e que você pode aumentá-la comentando aí embaixo. Vamos lá.

1 - Mentalidade de Sobrevivência

  • Principal característica que devemos ter para sobreviver é a mentalidade de sobrevivência. Ela é composta por: Coragem, raciocínio rápido, frieza, resolução de problemas e capacidade de interpretação de sinais.
    • Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. 
    • Raciocínio rápido é necessário pois haverá situações onde precisaremos tomar decisões imediatamente.
    • Frieza é ter o sangue frio diante do perigo. Sem se deixar levar pela emoção.
    • Resolução de problemas: vamos ter que resolver problemas o tempo todo. Exemplos de problemas: onde ficará o abrigo, o companheiro ferido, a falta de água....
    • A capacidade de interpretação de sinais é fundamental para conseguirmos antecipar situações que podem acontecer. Seja antecipar que um ataque militar ocorrerá na cidade ou que um inimigo está a espreita.

2 - Dinheiro

  • O dinheiro vai facilitar a sua vida. Vai te dar uma condição de evitar muito das situações de perigo. Ele pode te proporcionar comprar a nacionalidade de um outro país para fugir da guerra. Comprar mais mantimentos e etc. Mas ele deve estar sempre aliado a mentalidade de sobrevivência. Por exemplo: dinheiro + mentalidade é igual ao jogador de futebol brasileiro saindo da Ucrânia antes do local pegar fogo.

3 - Preparo físico

  • Em uma situação de crise você precisará correr, caminhar longas distâncias, carregar peso, usar a sua força contra um ou mais oponentes. E para isso o seu preparo físico deve estar em dia. Musculação aqui é mandatório que você faça.
4 - Auto defesa
  • Lembra que as relações sociais ficaram para trás? Agora tudo é uma ameaça, logo devemos saber nos defender. Logo aprender uma arte marcial e usar armas de fogo devem constar no nosso rol de habilidades.
    • Arte marcial pode ser qualquer uma, desde que te ensine a se defender de facas, bastões e outros itens que possam ser utilizados contra você. Também deverá te ensinar a lutar contra vários oponentes, pois na maioria das situações sempre terá mais 1. Isso se faz de fundamental importância em um país que adquirir uma arma de fogo é muito difícil.
    • E por falar em armas de fogo, devemos ter o conhecimento de como manuseá-las e conservá-las o maior tempo possível. Então vá em um clube de tiro e faça cursos de armas curtas (pistolas) e longas (fuzis). Você pode estar pensando "Mas porque devo aprender a usar armas se no Brasil o que impera é o desarmamento e não vou conseguir adquirir uma arma?" 
    • A resposta a este pensamento é o que acontece na Ucrânia hoje. Além de obrigar os homens a protegerem o país (os impedindo de fugir para outro lugar), o presidente de lá distribuiu armamento a civis para que estes ajudassem o exército na proteção. Agora pense em você com um fuzil na mão sem o mínimo de treinamento lutando contra um exército profissional. A chance de dar merda é alta.
    • O melhor item de defesa é a arma de fogo, mas como vivemos em um local onde é difícil adquirir uma de forma legal podemos ter a mão para facilitar a nossa defesa: faca de combate, bastão retrátil, spray de pimenta, taser e balestra.

5 - Localização e navegação
  • Com o advento do GPS nós deixamos de lado a habilidade de saber se localizar e se guiar por um mapa, afinal o GPS te dá tudo automaticamente. No entanto, em casos extremos não vamos ter um GPS disponível, ou bateria no celular, por tanto devemos aprender a ler um mapa e a navegar por ele. 
  • Por isso devemos ter sempre a disposição, um mapa impresso da sua região até um possível local de abrigo e uma bússola.
6 - Purificar Água
  • Água é fundamental, só que não teremos sempre ela potável disponível, assim devemos saber purificar água para consumo. Dependendo do local onde estivermos, poderemos construir um filtro como esse.
  • Itens interessantes: cantil com filtro de carvão ativado e pastilhas de purificação de águas
7 - Primeiro Socorros
  • Amigos essa é a habilidade mais ignorada por todos nós. Ninguém sabe o procedimento correto do desengasgo ou de imobilizar um membro quebrado. Pais e mães que não sabem socorrer corretamente as suas crianças deveriam ser acusados de negligência. Portanto, devemos sim aprender essa habilidade e ter o kit de primeiros socorros sempre a mão.
8 - Pescar
  • Pescar é a forma mais fácil de se obter proteína em uma situação de sobrevivência. Dessa forma eu entendo que a pescar é uma habilidade fundamental para situações onde o alimento está ficando escasso. 
  • Devemos aprender principalmente a pescar com iscas artificiais (devido a facilidade de armazenamento da isca) e aprender a fazer armadilhas para peixes também é interessante.
9 - Nadar
  • É uma habilidade complementar para essas situações, mas que pode ser útil. Então é melhor saber nadar. 
10 - Organização e estoque
  • Estoque: devemos sempre estocar mantimentos em casa para no mínimo 2 semanas. Utilizando o sistema "primeiro que entra é o primeiro que sai". Engraçado, que descobri essa informação um pouco antes de estourar a pandemia, e uns 3 dias antes de decretarem lockdown fiz uma compra de mantimentos para 3 semanas fechado em casa. Interessante ficar esperto com os combustíveis também, para os automóveis pelo menos certifique-se de sempre ter combustível no tanque do seu carro para rodar uns 150 km. Acredito que seria uma quantidade para pelo menos fugir de algum perigo na sua região.
  • Organização: é uma característica importante para a nossa vida, sem organização a gente fica correndo em círculos. Mas organização no nosso presente caso é você saber onde estão os itens importantes para a sua sobrevivência para que possa acessá-los em um curto espaço de tempo. Devemos então saber onde ficam os alimentos, itens de higiene, medicamentos e outros itens úteis e de preferência que eles estejam organizados e fiquem em locais próximos uns dos outros.
11 - Itens gerais
  • Agora, se você tem algum dinheiro sobrando e quer aprofundar um pouco mais o seu nível de preparo, além dos itens relacionados as dicas anteriores, entendo que devemos ter a disposição: Uma mochila grande e resistente, fósforos, pederneira, repelente de insetos, lona, barraca pequena, saco de dormir, panela pequena, canivete multiuso, paracord, lanterna, pilhas, rádio de emergência e machado tático.

Você notaram que muitas das habilidades que citei podem ser utilizadas no nosso dia a dia? O que quer dizer que vc não perderá tanto tempo ou dinheiro para aprender a sobreviver.

É claro que existem muitas outras habilidades, conhecimentos e também itens que necessitaríamos caso uma catástrofe permanente acontecesse, por exemplo, como criar animais, como cultivar alimentos e etc. No entanto, o objetivo aqui é preparar para uma saída rápida, ou seja, resolver as primeiras emergências que você terá no caos e assim evitar o pânico que irá se instaurar.

Tudo isso que eu falei hoje pode parecer viagem, loucura ou teoria da conspiração, mas refletindo sobre a pandemia de kung flu e da guerra Ucrânia x Rússia não duvido de mais nada do que possa acontecer.

Por hoje é isso pessoal! Espero que tenham curtido o post, pois acredito que esse tipo de postagem irá virar uma série aqui.

Bons investimentos, estudos, treinos e trades a todos!

Abraço. 

Um comentário:

  1. só sobrevive a uma guerra real quem tem sorte ou já sabia q ia acontecer e sai correndo antes e de avião ahahahahah
    o resto é chute

    abs!

    ResponderExcluir