segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Análise de Ativos #2 - Bitcoin (BTC) - Fevereiro/2026

 E aí pessoal!

Como estão? Espero que muito bem. Estava escrevendo o post de metas para 2026 junto com o fechamento de janeiro, mas com essa queda do bitcoin resolvi escrever esse post de análise de ativos.

É o segundo post de uma série que iniciei lá em 2019, e com o BTC, você pode conferir aqui.

Como não tenho certificações na área, estes posts são apenas para bater um papo, continuar com o aprendizado em AT/PC. Não constituindo indicações de compra e venda, invista sob sua conta em risco.

Análise de Ativos #2 - Bitcoin (BTC) - Fevereiro/2026


O BTC de 2019 para cá se consolidou, virou reserva de valor. Fundos e mercados futuros surgiram para dar acesso a este ativo. Aproveitando o hype e minha vontade de analisar o ativo, aqui estamos.

Irei fazer a análise pelo gráfico semanal. (Tentei fazer umas imagens no de 60 min mas ficaram poluídas demais). Retirado lá do TradingView. Se tiver com preguiça de ir até lá e checar o gráfico, aqui no blog tenho uma página para checar gráficos de ativos.


Semanal

Desde setembro/24 o preço fazia um canal de alta até chegar cansado nos U$ 126k. O volume mostra uma queda enquanto o preço sobe e o IFR estava em região de sobrecompra e apresentando divergência. Em novembro de 2025 ele rompe o canal, com um bom volume confirmando o movimento e faz uma bandeira de baixa. Agora em janeiro de 2026 ele rompe essa bandeira de baixa, também com bom volume, e segue até os U$ 75.000. 

Sinceramente, não sei o que está pegando com o ativo. Realização de lucro? Mudança de paradigma? Os confrades que manjam mais, fica a indicação daquele post maroto. 

As reservas de valores tradicionais, como o ouro e a prata também estão passando por sell-off. Estranho...

Esse morro tá muito quieto!


BLZ Ligo, mas e aí? O que você acha que o preço irá fazer?

Então vamos falar sobre algumas hipóteses.
  • Hipótese 1


Nessa primeira hipótese o cenário que eu imagino é um rompimento da região dos 74k.

Sim, ainda acho que tem mais espaço para cair, o volume tá muito alto mostrando o interesse na venda e os candles fechando perto das mínimas, indicando urgência.

Logo depois, o preço faz uma lateralização na região entre 74 - 64k e retorna a subir. Caso a hipótese se confirme, imagino um alvo de 160k no após rompimento de topo histórico.

Para mim essa região (74-64) é forte porque traz o topo de 2021 e o topo da região de briga de 2024. 

  • Hipótese 2


Já nessa segunda hipótese imagino é um teste e depois um rompimento da região dos 74k. 

Conforme disse antes, vejo volume e urgência na baixa, indicando mais.

Então o preço vai seguir caminho, perdendo força ou com um candle de exaustão, até a região dos 53k. Chegando lá ele inicia um novo movimento altista. Como aqui o movimento ficará maior, imagino alvo nos 200k.

Essa região (53k) também é forte porque traz os testes de topo de 2021 e toda a região de briga de 2024.

  • Hipótese 3


Essa terceira hipótese, já é uma forçação de interpretação. Conseguiria interpretar uma figura gráfica ombro-cabeça-ombro. Os círculos são os ombros e a elipse a cabeça.

Conforme diz a teoria, o alvo desta figura gráfica é a distancia entre o topo da cabeça até a linha de pescoço (mostrei no essa distancia no fibo), Então copiando e colando essa mesma fibo abaixo a partir do local de rompimento, nos deu um alvo de 37k, isso mesmo, o preço desceria até os 37k.

Família, para mim isso é improvável (MAS não impossível!). Como disse acima, o BTC se consolidou, sentou a mesa com outros ativos importantes. Uma queda de 70% em um ativo dessa importância, seria um "run to the hills". Mas como forcei a visão, achei interessante relatar.


Comentários Finais

  • Devido o volume estar alto conforme o movimento do preço, candles mostrando urgência na venda indicando a continuidade da baixa e o IFR (mesmo mostrando a sobrevenda) rompendo fundo, a hipótese 1, na minha visão, possui maior probabilidade de acontecer.
  • A hipótese 2 tem a sua probabilidade, por causa da projeção do movimento anterior. 
  • De fato, essa queda no BTC é tentadora demais para montar uma posição bacana.
  • Por fim, digo, que o mercado é soberano. Ele vai para onde quiser, o que cabe a nós é trabalhar com probabilidades.
  • Essa análise é para fins educativos, não configura em indicação de compra ou venda de ativos. Coloque o seu na reta e invista sob sua conta em risco.

Terminamos aqui! O que acharam? Tá certo? Tá errado? Tem algum ativo que seria interessante analisarmos? Comenta aí!

Bons estudos, investimentos e trades a todos!

Abraço.