Tudo na paz? Por aqui está tudo tranquilo.
Sei que estou devendo o post sobre os meus swingtrades e irei publicar, mas hoje quis fazer algo diferente. Resolvi iniciar uma série de análise de ativos totalmente baseada em análise técnica, podendo talvez em um futuro não muito distante incluir a análise fundamentalista nesta série.
Esta série é inspirada no excelente blog do Diário de um Poupador - confere lá.
Como não tenho certificações na área, esta série servirá para eu aprimorar os meus estudos em A.T. e também como uma forma de bater um papo com os leitores sobre os futuros movimentos do preço. Não constituindo indicações de compra e venda, invista sob sua conta em risco.
E iniciamos a nossa série com o amado e odiado Bitcoin.
Análise de Ativos #1 - Bitcoin (BTC)
Principal criptomoeda que existe. Muita gente nunca operou/investiu no mercado de ações, no entanto, comprou/vendeu ou possui BTC.
Começamos pelo gráfico semanal.
Semanal |
Por sua vez, no curto prazo (movimento atual), o ativo está em uma tendência de baixa com a MME 9 abaixo da MMA 21, ambas voltadas para baixo e gráfico com topos e fundos mais baixos.
O que chama atenção neste gráfico é o volume decrescente no sentido do movimento (seta azul), indicando fraqueza no movimento.
Olhando o movimento atual de mais perto no gráfico diário.
Diário |
Aqui o movimento atual de curto prazo é muito claro, o preço vem fazendo um canal de baixa e no momento atual está formando um fundo duplo em um suporte formado em junho e que fora testado novamente no final de outubro. Também, neste mesmo ponto, temos uma pequena LTA formada no início do último movimento de alta iniciado em abril.
Embora com um pouco mais de ruído, se percebe a diminuição de volume no sentido do movimento atual de baixa.
Possível formação de um fundo duplo em uma região de suporte. |
Dado o panorama atual do ativo, a pergunta que fica é: Qual é o próximo movimento do Bitcoin?
Bom, a gente já sabe que no longo/médio prazo o ativo tá indefinido, não sabe se sobe ou desce. Logo, vamos analisar o curto prazo, pois qualquer movimento, mesmo de longo prazo, tem que iniciar de algum lugar.
Pelo que eu vejo, o Bitcoin pode fazer 3 possíveis movimentos:
- Hipótese nº 1
Nesta primeira hipótese o preço formaria de fato um fundo duplo e o ativaria com um rompimento simultâneo do canal de baixa. E iniciaria um novo movimento de alta. Interessante notar que as médias 9 e 21 estão emboladas, indicando indecisão o que pode favorecer essa hipótese.
- Hipótese nº 2
Na segunda hipótese, o preço continuaria com o seu movimento de baixa já fraco, demonstrando até algumas violações do canal de baixa e reverteria o movimento quando entrar na zona de suporte na região dos 5k em cima daquela LTA que forma o triângulo simétrico.
- Hipótese nº 3
Já aqui na nossa terceira hipótese, o preço continuaria com seu movimento de baixa e romperia a LTA, podendo até ser segurado pelo suporte na região dos 3.200. No entanto, como fora rompido uma grande congestão (triangulo simétrico), acho pouco provável que esse suporte consiga segurar o preço. Mesmo que esse suporte o segure, ficará configurado um grande triangulo de baixa, indicando uma maior probabilidade de continuidade do movimento de baixa no preço.
Grande triângulo de baixa |
Comentários Finais
- Devido o volume estar diminuindo conforme o movimento do preço, indicando o desinteresse do mercado em continuar vendendo o ativo, as hipóteses 1 e 2, na minha visão, possuem maior probabilidade de acontecer.
- Por fim, digo, que o mercado é soberano. Ele vai para onde quiser, o que cabe a nós é trabalhar com probabilidades.
É isso aí galera! O que acharam? Tá certo? Tá errado? Comenta aí!
Bons estudos, investimentos e trades a todos!
Abraço.
Obs: Só lembrando pessoal, isso é para fins educativos, não configura em indicação de compra ou venda de ativos. Coloque o seu na reta e invista sob sua conta em risco.