domingo, 25 de julho de 2021

Desenvolvimento Masculino #2 - Força Física

E aí meus amigos!

Como vocês estão? Espero que estejam todos bem e com saúde.

Vamos a mais um post sobre o nosso desenvolvimento masculino. A demora entre o post passado e este foi proposital.

A intenção foi dar um tempo para que vocês refletissem, absorvessem e colocassem em prática o que foi dito, como por exemplo: o acordar cedo. 

Alguns de vocês podem estar se perguntando: Porque o item "#4 Espírito e Caridade" não foi o primeiro item a ser abordado, já que a religião é importante? Respondo: Os itens estão todos entrelaçados e a religião sempre acompanhará a gente por toda a vida, mas no meu entendimento para um homem criar "tração" para sair do fundo do poço ele precisa iniciar por algo um pouco mais prático, assim, fazendo-o sair daquela inércia destrutiva.

fonte: perfil Vegeta Builder (Instagram)

#2 - Força Física

Então porque a força física é importante no desenvolvimento masculino?

A gente aprendeu na escola que quando o homem começou a viver em sociedade, existia uma certa divisão do trabalho onde os homens saíam para caçar e pescar e as mulheres cuidavam da prole e do lar.

Essa divisão do trabalho era feita devido a diferença fisiológica entre homem e mulher. Como o homem era mais forte e ágil ficava encarregado de atividades mais arriscadas.

Assim, na evolução do homem a força física sempre esteve presente e hoje não é diferente. É claro que o uso da força hoje para grande parte dos afazeres cotidianos ficou em segundo plano.

Embora o uso da força tenha ficado a algumas atividades mais restritas, o homem não deixou de ser "homem", ou seja, ele continua tendo que trabalhar esse lado em seu desenvolvimento.

A musculação, ou seja, o treino de força, para o homem vai além daqueles benefícios de uma atividade física normal (ganho de massa muscular e queima de gordura). Vou listar aqui os benefícios que eu tive com meu treinamento:

  1. Pode parecer mentira, mas muda a sua forma de pensar - na moral, vai te transformar. Você passa a raciocinar com maior rapidez e mais clareza. É como se a última peça do quebra-cabeça fosse encaixada.
  2. Dá uma puta disposição - Energia. Vai te permitir fazer mais coisas durante o dia sem cansar. Estudar mais, trabalhar mais e dormir menos só que com mais qualidade.
  3. Você fica mais corajoso, combativo - você passa a assumir mais riscos e mais responsabilidades. Qualidades importantes para um líder de equipe em uma empresa, por exemplo.
  4. Aumenta a sua agressividade - o que é bom para o homem. Senhores, somos homens e temos instintos primitivos que precisam ser trabalhados. A agressividade vai te ajudar em situações que exijam uma postura firme, posso até dizer, ameaçadora. É o marcar território que o lobo macho faz.
  5. Melhora a sua resistência física e mental - vai doer, vai doer todo o treino que você fizer e isso vai fazer você controlar a sua mente ao lidar com dores e cansaço. Vai te deixar mais disciplinado.
  6. Melhora a sua postura - com os músculos trabalhados e fortes eles aguentarão segurar o peso do seu corpo na postura correta.
  7. Alivia o estresse - a gente descarrega toda aquela tensão e frustração nos pesos e aparelhos. Saímos com os músculos doendo e com a mente leve.
  8. Melhora o rendimento sexual - vai te dar mais desejo sexual, ereções mais fortes e duradouras e resistência. 
  9. Te faz procurar hábitos mais saudáveis - é aquela parada, uma coisa puxa a outra. Mesmo sem perceber você vai procurar a se alimentar melhor, dormir mais cedo e etc.
  10. O seu corpo fica mais bonito - amigos a real é: a beleza abre portas e oportunidades, tanto profissionais como nos relacionamentos. Todos nós gostamos de coisas bonitas.

Eu sempre tive problemas de impostura. Nunca consegui defender meu ponto de vista nem as pessoas que importavam para mim. É meio louco, mas em alguns sonhos que eu tinha e lá tinha que puxar o gatilho de uma arma de fogo; eu não conseguia puxar, por mais ameaçadora que a situação fosse. Eu era um banana, covarde mesmo.

Quando comecei a malhar pesado, puxar ferro; eu comecei a mudar. No meu trabalho eu passei a defender mais o meu ponto de vista, não tive mais receio de entrar em discussão. O gosto de "sangue" não está me incomodando mais. Ah, e nos sonhos eu passei a apertar o gatilho.

Devido a todos esses benefícios obtidos por mim que digo com propriedade: você, homem, quer sair da merda? Comece fazendo força até os músculos falharem e doerem, simples assim. E depois você adiciona outros itens para se desenvolver mais.

É o primeiro passo e o mais importante de TODOS, REPITO, TODOS!

Eu poderia encerrar essa série aqui, porque o resto viria como consequência.

Se eu pudesse enfiar alguma coisa na cabeça de vocês utilizando de extrema violência seria a importância do treino de força para o homem. Pois tamanho é o benefício em nossas vidas.

E por favor, não me venham com corrida, ciclismo e outras atividades semelhantes. O negócio é força primeiro, puxar ferro mesmo; depois beeeemmm depois, se quiser, você pode fazer uma atividade para melhorar o seu cárdio.

Dicas para o Treino


É difícil eu indicar algo, pois não sou profissional da área. Mas listar algumas dicas conforme o meu entendimento e experiência.

Lembram que disse no post anterior que seria necessário algum dinheiro para o desenvolvimento, então aqui eu indicaria o uso de parte dessa grana.
  • O mundo ideal, confortável de grana: musculação em academia com um personal trainer.
    • Malhar com equipamento adequado e sob orientação de um profissional é outro nível. A evolução é mais rápida, os treinos são elaborados de forma personalizada e a probabilidade de lesões é pequena. Fora que quando você se compromete com um terceiro, fica difícil desistir.
    • Essa é a forma de malhar que eu escolhi. Recomendo demais.
    • Dica: se for utilizar personal, escolha o que tiver o maior e melhor shape. Pois o corpo é o cartão de visitas deste tipo de profissional. Então se o cara for monstrão, ele pratica o que orienta, ou seja, ele acredita no produto que vende.
  • Com algum dinheiro: musculação em academia
    • Embora não tendo a orientação 100% focada em você, malhar na academia utilizando dos professores "fixos" também é bom.
    • Escolha o professor que tiver o melhor shape e fale que você quer fazer musculação para criar força e resistência. Então ele irá elaborar um treino para um determinado período de tempo que você executará e depois deste tempo, ele irá elaborar outro e assim sucessivamente, conforme a sua evolução.
  • Sem grana: malhar em casa utilizando vídeos do youtube e aplicativos gratuitos de treino.
    • Quem não tem cão, caça com gato. Lembram da importância em aprender a pesquisar? Aqui vamos utilizar essa habilidade. Procure vídeos sobre musculação/treino de força em casa (como este) e faça os treinos indicados. 
    • Também existem aplicativos de celular que fornecem os treinos conforme as suas características e objetivos que você pode praticar. Tenho o aplicativo "Freeletics" no Android e é muito bom. Outro aplicativo foda é o Super Treinos para o IOS e Android.
    • Temos também bons profissionais dando a cara a tapa e fazendo conteúdo gratuito no instagram, aproveitem.
  • Por último, antes da gente falar de dieta em si, temos que lembrar que vai levar tempo e exigirá sacrifícios.
    • Portanto, nos treinos, comecem devagar para evitar lesões e poder treinar sempre. Geralmente a gente começa animado e essa animação vai se acabando aos poucos e com isso a autosabotagem aparece. Você passará a pensar que faltar 1 dia não vai fazer mal, ou que apenas 8 repetições já está bom e não precisa das 12 repetições.
    • Dieta é igual. Você tá acostumado a comer 3 hamburgões de janta, resolve mudar e vai na nutricionista, então ela te passa uma dieta totalmente restritiva que o seu jantar é 1 ovo cozido e 1 folha de alface. Você faz essa dieta certinho por uma semana e no primeiro problema, na primeira tristeza você volta a comer errado e agora são 4 hamburgões. Assim, sem um preparo anterior, qualquer dieta não funcionará porque a gente sem disciplina não aguenta uma parada ruim por muito tempo.
    • Então antes de fazer qualquer dieta, treine pesado 6 meses e adquira disciplina. Nesses 6 meses se preocupe apenas em diminuir quantidades. É isso mesmo, se vc toma 1 litro de coca no jantar, no primeiro mês você passa a tomar 750ml, já no segundo mês 500ml e assim sucessivamente, até que ao final destes 6 meses você estará apto para seguir uma dieta mais restritiva sem tanto sofrimento.

Dicas para a Dieta

Alimentação é fundamental para nossa saúde e para termos um bom físico, isso não é novidade para ninguém. Vemos o tempo todo pessoas buscando um corpo bonito mas não se alimentam de forma devida e nunca chegam no resultado desejado. Temos que entender que não existe atividade física que compense uma má alimentação (não coma um lanche + 1lt de coca cola pensando que 1h na academia vai “queimar” essas calorias). Manter a constância nos treinos e na alimentação é que construirá um corpo bonito ao longo do tempo. 

Sobre dietas: existem muitas informações e dietas na internet. Você já pode até ter tentado copiar alguma sem ter tido sucesso, afinal, somos únicos e a sua rotina e necessidades não são iguais a de todos.

Para emagrecer, é preciso ter déficit calórico (comer menos do que se gasta). Ou seja, se você gasta 2000kcal por dia, deve consumir menos calorias que isso que conseguirá emagrecer. Como calculo o meu gasto calórico diário? Aprenda nesse vídeo. Uma dieta hiperproteica com déficit calórico, ao meu ver, é a ideal.  O que isso significa? Priorizar as proteínas na sua dieta, em toda refeição que fizer. (para quem quer ter uma noção melhor, tem um vídeo curtinho de uma nutricionista sobre o tema aqui)

Como aplicar isso no dia a dia? É fato que ninguém engorda por ter comido muitas frutas ou muito feijão + arroz. A gente exagera mesmo é na pizza, hambúrguer e refrigerante. Ficar beliscando, fazendo muitos lanchinhos também é muito prejudicial para quem quer emagrecer. Então observe se você não faz essas coisas e comece cortando do seu dia a dia:

  • abre muitas exceções, come muitas vezes comidas que não estão dentro do seu planejamento;
  • toma muito refrigerante. São muitas calorias e é muito fácil tomar 1l de coca em um dia;
  • quer emagrecer mas a todo momento tem alguma confraternização, aniversário, etc. Seria interessante manter a dieta mesmo nesses eventos. Não tem como? Então em vez de comer 3 pedaços de bolo, coma um; em vez de comer 10 brigadeiros, coma 2. E assim por diante. Acredite, ficar abrindo muita exceção vai te atrasar demais em chegar ao seu objetivo.

Priorize PROTEÍNAS!!! Acho que essa é a mais importante “dica”. Se você ingere mais proteína, é certo que você terá mais saciedade com menos. Faça o teste na próxima vez que se alimentar. Sei que o preço das carnes está alto, mas existem opções como frango, peixe e ovos que ajudam a bater a meta de proteínas diárias. Inclua proteínas em todas as suas refeições, inclusive café da manhã. Diminua (não disse elimine, apenas diminua) carboidratos no seu prato e aumente proteínas, você se sentirá saciado com menos comida e vai demorar mais tempo para ter fome de novo. Tem um vídeo aqui falando sobre proteína.

Alguns exemplos de quantidade de proteína para MANTER o peso:

- homem, 35 anos, 1,78cm e 90kg, faz atividade física 2x por semana: 180g de proteínas por dia.

- homem, 25 anos, 1,78cm e 80kg, faz atividade física 2x por semana: 160g de proteínas por dia.

Se você pretende perder peso, pode aumentar um pouco a quantidade de proteína e reduzir a de carboidrato.

Como saber os macronutrientes dos alimentos? Eu gosto do app "MyfitnessPal". É gratuito e bem fácil de usar.

Tome água!! Assim como grande parte de nós não sabe quando está realmente com fome (acaba comendo porque está entediado, ansioso, com raiva, etc), também comemos quando estamos apenas com sede. Tome muita água (3l por dia) e você vai ver que muitas vezes que achou que estava com fome era só sede;

Coma comida de verdade, em todas as refeições. Se você come muitos industrializados, massas, lanches, refrigerantes e farináceos/açúcar, só de cortar/reduzir esse tipo de alimento você já observará mudanças em seu corpo. No entanto, se você já não consome muito isso, pense em comer comida de verdade toda vez que sentir fome. Priorize frutas, carnes e legumes, evite ao máximo industrializados (de todos os tipos) e carboidratos de rápida absorção (farinha/açúcar).

Entenda que ter um corpo bonito, com baixo percentual de gordura não é fácil, exigirá comprometimento e esforço de sua parte, porém, pense no quanto isso te trará de confiança, auto estima e saúde! Ter um corpo forte te traz benefícios muito além da estética, acredite. Leve sua alimentação a sério, pela estética e pela saúde. 

Outras dicas e comentários finais

  • Testosterona é TUDO.
    • É o principal hormônio masculino, seus benefícios são inúmeros. Portanto, vá a um bom médico endocrinologista e peça suplementação de testosterona. Porque digo para você ir a um BOM médico? Pois, a testosterona é um hormônio que a faixa de normalidade é de 300 a 1000 ng/dl, no entanto, para a gente usufruir de forma eficiente desse hormônio devemos nos situar no último quartil, ou seja, acima de 750 ng/dl. Então o médico ruim falará que a sua testosterona em 350 ng/dl está normal e na verdade não está! 
  • Peça ao seu endocrinologista suplementar vitamina D, pois o que geralmente ouvimos é que não precisamos suplementar porque a exposição ao sol é suficiente para sintetizarmos essa vitamina. No entanto, não é suficiente. A vitamina D é importante para aumentar e manter a massa muscular, fora outros benefícios.
  • Se você está muito acima do peso, o seu médico endocrinologista pode te receitar tratamentos que ajudam a perda de peso. O tratamento possui um custo alto, mas é muito bom. Já fiz algum desses tratamentos e você consegue um bom resultado em pouquíssimo tempo.
  • O que eu tomo todos os dias?
    • 1 Cápsula do multivitamínico Opti Men da Optimum Nutrition ao acordar. Esse multivitamínico você encontra na internet ou lojas de suplemento.
    • 1 Cápsula de cafeína ao acordar e 1 antes de treinar - Kimera Thermo da Iridium Labs. Esse termogênico você encontra também na internet ou lojas de suplemento.
    • 1 Comprimido efervescente de Vitamina C + Zinco também ao acordar. Esse você encontra em qualquer farmácia. 
    • 1 Comprimido de vitamina D de 50.000 UI semanalmente atualmente, depois será um comprimido de 5.000 UI diariamente.
    • Pretendo adotar o consumo de Wey Protein Isolado em alguma das refeições para aumentar o consumo de proteínas.
  • Amigos, é claro que existem muitas coisas para se falar e aprofundar sobre treinos, dietas e suplementações. Inclusive temos alguns blogs de confrades que já trataram desses assuntos, como o Scant. A minha tentativa aqui é deixar vocês na porta, assim cabendo aos senhores atravessar e procurar mais conhecimento para melhorar o seu desenvolvimento.

Finalizamos a parte 2 desta série. Senhores ressalto que sempre procurem ajuda de profissionais, não façam as coisas na loucura para não se dar mal. Vão com calma, na estratégia, para avançar sempre.

Deixo registrado aqui um muito obrigado especial pela participação da Dª Ligo que escreveu as recomendações acerca da dieta.

Tem mais alguma dica para complementar esse post? Posta aí nos comentários.

É isso aí amigos, bom desenvolvimento a todos.

Abraço!

7 comentários:

  1. levei anos para incorporar a lógica do fisiculturismo a meus hábitos
    vc falou em creatina? é basico, barato e funciona

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita Scant!

      Cara, acabei não falando porque ainda não faço uso dela. Mas vou deixar um link aqui do seu blog que fala dela para a galera pesquisar sobre.

      https://scantsa.blogspot.com/2020/02/creatina.html

      Excluir
    2. obrigado pela gentileza
      há quem diga é necessário suplementar vitamina mk7 quando se suplementa vitamina d
      https://www.youtube.com/watch?v=QETNWqoAeIo&ab_channel=RomuloJogaib

      abs!

      Excluir
  2. Post EXCELENTE! Eu pensava tudo isso aos 18-22 anos, depois entrei em um espiral de falta de disciplina na parte física, e estou há 11 anos sem voltar como antes. Seu post me acendeu novamente! Cara, MUITO OBRIGADO

    Essa semana eu estava passeando com a família e passei mal em um vídeo game de realidade virtual, pois fui jogar naqueles nos quais você tem que correr e se mexer pra jogar, e fiz isso logo após o almoço. Nessa refeição comi demais, e o resultado foi que quase desmaiei, sendo inclusive socorrido para a enfermaria do shopping. Sério, achei que iria dessa pra melhor. Mas Deus me sustentou, e saí de lá DECIDIDO a fazer diferente.

    Seu texto veio no momento perfeito, e a partir de hoje, já mudo meu hábitos, com a graça de Deus, e fazendo a minha parte, voltarei a ser saudável outra vez. Vou até escrever um post sobre isso

    Mais uma vez, obrigado Ligo. Tenho certeza que você está ajudando muitos homens com essa série ESSENCIAL. Em tempos de fraqueza moral do povo, onde inclusive atletas de elite desistem em olimpíadas, e pessoas cedem às mais fracas pressões, ler seu texto foi algo realmente impactante

    Siga fazendo a série, e se puder, faça depois um ebook. Você tem grande potencial para se lançar como incentivador dos dias atuais, sério mesmo!

    Sucesso meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Diário!
      Bicho obrigado pelas palavras! Fico muito feliz em saber que você está bem e que consegui te ajudar com esta série.
      Te desejo muito sucesso na sua volta aos cuidados da parte física.
      Eu não sou o exemplo de atleta não e tenho muito a melhorar, o objetivo é passar a minha experiência benéfica e ajudar a galera a melhorar de vida. Se eu tivesse tido acesso a um conhecimento deste lá com os meus 17/18 anos a minha vida seria sido bem mais fácil.
      Abração!

      Excluir
  3. Muito bacana, é bom saber que tem gente preocupado em passar conhecimento que funciona de verdade e não o mimimi de muitos nutricionistas por aí.

    Show de post.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Poupador!

      A ideia é essa mesma, passar conhecimento que funciona para a galera não ficar perdendo tempo.

      Abraço!

      Excluir