E ae pessoal!
Como estamos? Espero que estejam muito bem!Este post (que agora é série) estava em planejamento desde 2017 e o meu desejo era (e ainda é) orientar os betas e os homens novos em como não se foder tanto na vida.
Pois vejo em muitos lugares homens jovens que não tem conhecimento nenhum de vida devido a não orientação da ala masculina da família. E o conhecimento "dado" aos homens de hoje, principalmente pela escola e mídia, além de enfraquecer aquele menino, não funciona.
Desde então vim pensando em o que eu devia passar de conhecimento para essa galera.
Em primeiro lugar, não sou um alfa ou chad ou qualquer coisa assim. A minha criação foi muito fraca, nada de realidade e disciplina foi me passada. Só conhecia aquele papo mole de "você pode fazer o que quiser", "tem que trabalhar no que gosta", "mulher gosta de homem sensível", "a vida é agora"... Eu também tinha uma deficiência física que me atrapalhava muito nas relações com outras pessoas e que seria facilmente corrigida quando criança.
E só passados mais de 35 anos entre sucessos e fracassos que me atentei para a totalidade dos itens que irei passar ao longo dessa série.
Já adianto que não segui algumas coisas do que irei escrever, mas se tivesse seguido a minha vida seria muito, mas muito mais fácil.
No entanto, acredito que tenho algo a contribuir para a comunidade masculina que apanha todos os dias e de todos os lados.
Vamos lá.
![]() |
fonte: pexels.com |
#1 - Preparação
Primeiro vamos detalhar o destinatário principal desta série: homem, de 14 a 25 anos, solteiro, sem objetivo na vida, que não sabe para onde ir, com pouco ou nenhum dinheiro e sem barganha no mercado de relacionamentos.
ENTRETANTO, muita coisa que irei falar serve para todos os homens de qualquer classe ou idade. Cabendo a você verificar se se aplica a sua vida.
Assim, antes da gente iniciar qualquer tipo de processo de desenvolvimento pessoal temos que nos preparar para esse processo tendo em mente algumas coisas:
1 - Você irá precisar de algum dinheiro
- Por mais que eu tente indicar coisas gratuitas, algum dinheiro será necessário. Para pagar a academia, algum curso, comprar alguma roupa melhor ou um serviço necessário; a gente precisa de grana. Então você precisará gerar alguma receita para custear o seu desenvolvimento, principalmente no início.
2 - Visite a sua realidade
- Aqui devemos analisar a nossa realidade. Aonde estou e aonde quero chegar. Não adianta traçarmos metas muito altas nesse momento, pois elas estão tão longe que podemos perder de vista e também não temos amadurecimento e recursos para atingi-las. Assim, imagine uma escada e vamos subir degrau por degrau.
3 - Desenvolvimento pessoal é um caminho solitário
- Ninguém pode trilhar esse caminho por você. Você vai andar sozinho e no escuro por muito tempo.
4 - A sabotagem começa na própria casa e não para aí
- Este item está muito ligado com o anterior. Além de solitário o caminho é cheio de sabotadores passivo-agressivos. Começa na própria casa, quando você fala para os seus pais que vai começar a fazer exercícios físicos; e eles irão tirar sarro, ou falar que você é muito jovem e pode fazer depois. Na roda de amigos ainda é pior, fala que você vai fazer um tratamento para diminuir as espinhas no rosto porque sua cara parece um chokito, a tirada de sarro é inevitável. A realidade, na nossa volta, é como um grande balde de caranguejos; quando você começa a sair daquele lugar de mediocridade, vem alguém para te puxar de volta. Saiba que além de atrapalhar, não irão ajudar o seu desenvolvimento, por isso não conte a ninguém o que está fazendo ou pretende fazer.
5 - Cuidado para não fugir
- Quando começamos a evoluir o aumento no ânimo é automático, queremos fazer mais e mais. Porém temos que ter cuidado para não fugir do que importa. Se o objetivo atual é ficar mais forte e você pega parte desse tempo e vai aprender outra coisa (por mais útil que seja) é fuga do que importa agora. É igual quando você tem uma prova importante no dia seguinte e deixa de estudar para limpar seu quarto. Então o lance é meio obsessivo mesmo, se você tem 3 metas a cumprir é só elas que importam no mundo.
6 - Vai levar tempo
- A gente superestima o que pode fazer em 1 ano e subestima o que pode fazer em 10. Não será rápido e não será indolor. Então tenha consciência que demandará tempo. Acho que uns 4 anos para você evoluir fisicamente bem como profissionalmente é um prazo razoável.
7 - Acorde cedo
- Quanto mais tempo no dia dedicarmos ao nosso desenvolvimento, mais rápido chegaremos lá, portanto acorde cedo. Aprenda aqui. Além do fato de termos mais tempo, a sensação de cumprir o primeiro objetivo do dia (o acordar cedo) já dá mais ânimo para enfrentar o dia.
8 - Estabeleça uma rotina
- Amigos, é com organização e método que chegaremos lá. Então devemos planejar toda a nossa semana e seguir aquele planejamento a risca. Quando estabelecemos uma rotina e ela se torna hábito o desenvolvimento acontece automaticamente, pois aquela "briga interna" ou "autosabotagem" diminui e tudo fica mais fácil. Um exemplo de planejamento: eu planejo a minha semana de meia em meia hora e executo cada tarefa disposta nessas "caixas" de 30 minutos.
![]() |
A minha semana |
9 - Aprenda a pesquisar
- Aproveite o poder da internet. Amigos, hoje em dia conseguimos praticamente tudo online. E muitas vezes gratuitamente. Então aprendam a pesquisar melhor (por exemplo: aqui) no google. youtube e até mesmo no facebook e instagram. Sem falar nos bucaneiros de plantão. Porque pesquisar? As vezes o que eu indicar aqui não irá funcionar para você, mas você terá algum parâmetro de busca para encontrar um método eficaz que sirva para o seu caso.
E o que virá a seguir
Abaixo temos os tópicos do nosso desenvolvimento pessoal que irei abordar. E sim, está na ordem de prioridade da vida masculina. Claro que alguns irão descordar da ordem, mas para um homem sair do fundo do poço, a que está posta a seguir, ao meu ver, é a melhor e vocês saberão o porque. Não pensem que são itens isolados, eles se auxiliam mutuamente.
#2 - Força Física
#3 - Profissional e finanças
#4 - Espírito e caridade
#5 - Beleza, aparência e bons modos
#6 - Habilidades complementares
#7 - Relacionamentos
É possível ter sucesso em um desses itens sem ter alcançado o anterior? Sim, mas é mais difícil e você vai dar MUITO murro em ponta de faca e perder muito tempo. Como aconteceu comigo.
Um último recado para fecharmos essa parte 1, devemos nos desenvolver por nós mesmos, para facilitar e melhorar a nossa vida e não para agradar terceiros. Geralmente os homens procuram o desenvolvimento para apenas "pegar mulher", nada mais errado no meu ponto de vista, aqui quero dizer que "mulher" é consequência de um homem bem desenvolvido.
Tem alguma contribuição para esta série? Posta aí nos comentários.
Até a próxima!
Abração.
Aguardando a série! Abraço.
ResponderExcluirObrigado pela visita Anon!
ExcluirAbraço.
Cara aguardando ansioso a sua serie como eu queria ter lido toda essa instrução valiosa com 18 anos
ResponderExcluirE ae Rodrigo, Firmeza?
ExcluirPois é bicho, a história teria sido diferente se fossemos orientados mais cedo. Agora cabe a nós ensinar os mais novos a não cometer os mesmo erros.
Abraço.
Ficarei no aguardo por mais desta serie.
ResponderExcluirValeu Anon!
ExcluirAbraço.
CARAMBA Ligo, Parabéns pela iniciativa, parceiro. Show de bola.
ResponderExcluirValeu Diário!
ExcluirCara, é muito louco, mas tirando a blogosfera e alguns poucos fóruns não tem nenhum local onde o homem moderno pode buscar uma orientação ou um conselho. A intenção aqui foi tentar mostrar que tem homens que se preocupam com o desenvolvimento de outros.
Abraço!
Muito bom !! aguardando a continuação !
ResponderExcluirObrigado pela visita Stifler!
ExcluirAbraço!
Fala Ligo!
ResponderExcluirConhecimento bom, é conhecimento compartilhado, muito bom o post!
Abs!!!
Obrigado One!
ExcluirTmj!