E aí meus amigos!
Como estão? Espero, de coração, que todos estejam cada dia melhores.
Sem sombra de dúvidas que este post deveria ser o primeiro de todos pela importância que tem. Mas na minha visão, quando um homem está envolto pela dúvida e escuridão é mais fácil começar por algo mais tátíl para sair dessa inércia destrutiva. Com esse pensamento foram lançados os posts #1, #2 e #3 antes deste.
Digo que esse foi o post mais difícil de escrever, pois não tenho conhecimento aprofundado sobre religião e caridade, apenas pratico e sinto o bem que me faz.
Nunca fui um homem religioso, sempre fui desleixado com essa parte da vida. E retornei a pouco tempo a vida religiosa, coisa de pouco mais de 1 ano. Mesmo tendo pouco tempo já senti melhoras em mim e no meu relacionamento.
Ao longo desse 1 ano vim pensando que se eu tivesse dedicado um pouco mais de tempo a religião e a caridade acredito que alguns medos, inseguranças e tristezas que senti não teriam me afetado.
E como o objetivo dessa série é passar o meu conhecimento, as coisas que deram certo para mim e que me ajudaram ou ajudariam ao longo da caminhada masculina - a religião e a caridade não poderiam ficar de fora.
#4 - Espírito e Caridade
Nós como seres humanos sempre procuramos estar completos, plenos. Não só de bens materiais, relacionamentos ou realizações profissionais, mas também paz de espírito, alegria e tranquilidade.
Alexis de Tocqueville, em 1830, escreveu que "a alma tem necessidades que devem ser satisfeitas". Ele, na minha visão, está correto. Ao longo dos séculos, as tentativas de silenciar estas necessidades falharam.
Hoje mais do que nunca, com a explosão das redes sociais, vemos pessoas de sucesso vivendo presas em depressões e tristezas intermináveis. Procurando preencher as necessidades da alma com remédios, drogas e mais dinheiro. Ao invés de saírem desse poço escuro, elas se afundam mais e mais.
As pessoas comuns, como eu e você, também sofrem com essas doenças da alma. Porque a vida é foda parceiro. Ela nem sempre vai aonde desejamos.
E como buscar a plenitude ou a cura dessas nossas doenças? Praticando a religião e a caridade.
Espírito
Repetindo o que eu disse antes: a vida é foda parceiro. O caminho é difícil e solitário. Nem sempre virá alguém para ajudar, ou melhor, sempre virá alguém para te sabotar.
A gente apanha e sofre muito! E o homem por sua característica natural, não se abre com ninguém. Ele apanha calado. E todo esse sofrimento vai ficando acumulado dentro da gente até que em um determinado momento estoura uma tristeza, depressão, stress ou os 3 juntos.
Uma coisa que me entristece é que esses ataques também vem da nossa família e dos nossos amigos. Vem de quem deveria se importar conosco. Quando eu estava estudando para concursos, o ataque era diário.
E na vã tentativa de aliviar essa barra, surge a bebida, a droga, a pornografia e demais outros vícios. As vezes algum de nós até consegue se abrir e procurar ajuda com um terceiro e a "resposta" que esse guerreiro recebe a gente vê no meme a seguir.
Caridade
Caridade é a disposição para ajudar o próximo que está em uma situação desfavorável. É a oportunidade que temos de fazer o bem ao mundo através das nossas ações.
E qual é a importância da caridade para o seu desenvolvimento?
Pesquisas indicam que trabalhos voluntários altruístas estimulam a alegria, aliviam as tristezas e aumentam a imunidade, evitando doenças. Pessoas que se sentem solidárias expressam mais satisfação pela vida e desenvolvem maior capacidade em lidar com as dificuldades.
Em resumo, com o corpo, mente e alma sãs o desenvolvimento fica mais fácil. É como nadar a favor da correnteza.
Em se tratando de caridade, tenham em mente:
- Existem diversas formas de ajudar, procure uma que te agrade mais.
- Não é só grana. Doe o seu tempo, seu conhecimento ou o seu ombro amigo. Por exemplo, se você está quebrado, aposto que tem um abrigo de animais na sua cidade que precisa de ajuda para dar banho nos animais. Outro exemplo, essa série mesmo que estou escrevendo, é uma forma de caridade, estou doando meu conhecimento e experiência para ajudar os homens novos a melhorar de vida.
- Não julgue as pessoas que você ajuda.
- O que eu vejo muito acontecer é que a galera doa um trocado para o mendigo e faz mal julgamento em como ele irá gastar aquele dinheiro. Se você faz isso pare. A real é: as vezes aquela cachaça que o mendigo irá comprar, com o dinheiro que você deu, é a única forma que ele tem para aliviar a vida de merda que possui. Então apenas ajude, não cabe você julgar.
- Não há prazo nem data para certa para se fazer caridade, haja naturalmente e quando seu coração pedir.
- Ou seja, é uma parada que vem de dentro. Se você estiver afim ajude, com certeza terá alguém necessitando.
- A caridade amplia os seus horizontes.
- Te faz conhecer novas pessoas. Novas histórias. Te faz refletir sobre diversas situações que você encontra ao longo do trabalho voluntário.
Alguns podem estar pensando: "pô, que papo chato". Eu entendo o pensamento, até porque no mundo hoje o que manda é o prazer rápido e material. Mas se você está aí na pior, porque não fazer algo diferente para mudar a sua vida? Se continuar fazendo as mesmas coisas, a única certeza que terá é que a sua vida não mudará.
Outra coisa, senhores por favor tenham bom senso, eu sou católico, por isso a minha visão religiosa gira em torno do catolicismo; então leiam esse post sob a sua própria visão.
O importante é que pratiquem a religião e a caridade. Eu não tenho dúvidas que essa prática preencherá a sua vida da melhor forma possível.
Um grande abraço e até a próxima.
Estamos juntos.