quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Desenvolvimento Masculino #6 - Habilidades complementares

E aí meus amigos!

Tudo tranquilo com vocês? Torço para que vocês estejam em um bom caminho de desenvolvimento.

O nosso objetivo de vida é sempre buscar ser um ser completo. Satisfeito consigo mesmo em todas as áreas da vida, como a profissional, físico, intelectual, relacionamentos...

Já tratamos algumas dessas áreas nos nossos posts passados. No entanto, hoje não trataremos de nenhuma específica vamos tratar de preencher algumas lacunas importantes na vida de um homem.

Lembro que essa série é pensada em evolução contínua da vida masculina, então as habilidades complementares só devem merecer a sua atenção quando as outras áreas como o físico e o profissional forem minimamente atendidas (você com um físico legal e ganhando dinheiro).

Antes de começarmos, se você entende que exista mais alguma habilidade complementar que um homem deve aprender, posta aí nos comentários. Esses posts não são meus, são nossos, ou seja de toda a comunidade masculina.

Vamos lá.



#6 - Habilidades Complementares

As habilidades complementares são aquelas habilidades úteis que vão preencher alguns espaços entre as áreas da nossa vida. Além da habilidade em si, elas irão nos agregar outros conhecimentos, hábitos e mentalidades.

Algumas podem estar mais ligadas ao lado profissional outras ao físico, intelectual...

Então em algum momento da nossa vida iremos precisar delas. Logo, jovem gafanhoto, procure aprender o quanto antes.


Defesa Pessoal

Talvez a habilidade mais importante que um homem deve aprender e o mais cedo possível. 

Quem nunca sofreu um bullying aqui quando era moleque? Ou apanhou na escola? Eu já sofri bullying e é ruim para caralho. Quem sofre esse tipo de coisa, geralmente é diferente dos outros, ou seja, mais gordo, mais magricelo, mais baixo.... No entanto, a característica comum a todos esses perfis é a ausência da auto defesa. O bully sacaneia porque sabe que o sacaneado se acovarda e não irá revidar. 

E essa covardia que inicia lá na infância/adolescência vem se alastrando para a nossa vida adulta. A gente fica mais tímido, receoso, ansioso - seja para uma entrevista de emprego ou chegar em uma mulher. 

Ou seja, a gente fica com medo de "apanhar". Leiam o termo "apanhar" com outros sinônimos que aqui descrevo - ficamos com medo de: ser rejeitado por mulher, de falar em público, de desagradar os outros, de tomar risco... Em outras palavras também: com medo de sentir o gosto de sangue na boca.

Eu fui criado para ser covarde, para nunca reagir, uma ovelha. Os meus maiores arrependimentos da vida foram consequências diretas da minha covardia. Vejam no vídeo abaixo como os meninos devem ser orientados pelo pai.



E só ultimamente me toquei disso e vi o quanto a minha covardia me prejudicou. A covardia é como se fosse um vício, você luta contra ela dia e noite e quando menos esperamos - estamos lá tomando atitudes covardes. Fugir é o ato mais fácil quando nos deparamos com um confronto e é por isso que a covardia é sedutora.

Acrescento que nos dias de hoje ela é considerada uma virtude. Isso mesmo o que você leu. É claro que com um outro nome. Os termos "bonzinho", "pacífico" e outros são utilizados como eufemismo para covardia pela sociedade. No meu ponto de vista parte da decadência da sociedade ocidental advém da falta de coragem e agressividade dos homens que são "formados" hoje.

A gente não fica corajoso do dia para a noite, leva tempo para começarmos a ser mais destemidos. Eu estou nesse processo, lutando para mudar uma personalidade. Não é fácil. O ato de fazer musculação tem me ajudado nisso. Outra coisa que eu vejo que ajuda nesse processo é a luta / defesa pessoal.

Acredito que a arte marcial nos ajuda a nos tornamos agressivos quando necessário. Ela vai te preparar para um confronto. Vai ajudar a mudar a nossa mentalidade de ovelha. Por isso que recomendo fortemente que você a pratique, principalmente se você for muito jovem. Para a construção de uma personalidade forte é interessante o homem novo ser inserido em um ambiente de combate para aprender a apanhar e a bater.

Pois bem, e qual tipo de luta / arte marcial / defesa pessoal devemos treinar?

No meu entendimento a melhor defesa pessoal é aquela que pode ser aplicada na rua, na vida real. Aquela que pode ajudar a neutralizar um agressor com mais rapidez. Então caberá a vocês pesquisarem qual faz mais o vosso gosto.

Krav-Magá, boxe, boxe chinês, jiu-jitsu, muay thai.... Nas minhas pesquisas o que mais me chamou a atenção e o que escolhi foi o krav-magá, gostei da amplitude de situações que são simuladas e treinadas nessa modalidade de defesa pessoal. Confesso que ainda não comecei a praticar o krav-magá, mas o farei até o final do mês que vem.


Reparar coisas

O fato é: a gente deve ser capaz de fazer pequenos consertos. Resolver problemas. 

A vida exige do homem isso, o de reparar coisas. Quando menos se espera, algo quebra, surge um problema, alguma coisa não funciona direito. Pode ser em casa, no trabalho, na rua, no carro. 

Então comecem a treinar em prever, diagnosticar e encontrar soluções para os problemas.

É claro amigos que existem problemas que não conseguimos resolver, apenas alguém bem mais capacitado conseguirá encontrar a solução. Logo treinem para resolver problemas BÁSICOS.

Trocar uma torneira, instalar uma tomada, trocar um pneu de um carro. Coisas simples que com um pequeno conhecimento a gente consegue resolver.

Em um determinado momento da nossa vida seremos "chamados" a morar sozinho. Aí senhores que o bicho pega, é você por você mesmo. Ninguém vai resolver as suas picas. Assim, essa habilidade passa a ser mandatória.

E como aprender isso Ligo?

A melhor maneira que vejo é: pesquisar sobre a solução do problema quando ele ocorrer. O youtube é a melhor ferramenta para isso. Lá terá o passo a passo de como resolver determinado problema. Lembro, coisas básicas. 

Obviamente que terão problemas que estourarão na nossa cara de supetão e irão precisar ser resolvidos de imediato, então a única maneira de enfrentar é utilizando o nosso velho "tentativa e erro". Eu como um bom nerd do início dos anos 2000 aprendi a consertar e formatar computadores dessa forma.

Eu lá em 2016 fiz um post sobre o DIY - Do It Yourself, o "faça você mesmo". Veja aqui.


Dirigir

Pode até parecer clichê ou comercial antigo, mas a realidade é: dirigir é liberdade. Vai ter permitir fazer coisas e ter experiências que você não teria caso fosse passageiro.

A primeira vez que você pega um carro e vai do ponto A para o ponto B, sozinho, é inesquecível. Um misto de euforia, nervosismo, auto estima nas alturas e aquele sentimento de "eu sou o senhor do meu destino" toma conta da gente. É bom demais!

Eu aprendi o basicão da direção com 14 anos, sempre supervisionado pelo meu pai (isso confesso que ele acertou na minha criação). Mas sempre foram "lições" esporádicas até os meus 17 anos. 

Lembro até hoje a primeira vez que saí de carro sozinho para dar uma volta. Tinha 17 anos e nas férias de inverno em julho fomos visitar os meus avós maternos que moravam no litoral. E como era inverno, o balneário em que estávamos era praticamente deserto. E em uma daquelas tardes eu estava lendo uma revista de games na varanda da casa e meu pai chegou e falou: "pega o carro e vai dar uma volta para treinar". Eu perguntei: "sozinho?", ele disse "sim, sozinho". 

Fiquei nervoso naquele momento, pois o carro era emprestado de um casal de amigos da família e também não tinha carteira de motorista para sair por aí sozinho. Acho que lá nos primeiros posts aqui do blog contei que meus pais eram completamente irresponsáveis com grana, uma hora tinham muita e outra nada. Até tínhamos automóvel, mas não era confiável para viajar, por isso o carro era emprestado.

Pois bem, entrei no carro e saí. Nos primeiros quarteirões tremia igual vara verde. Depois que relembrei as "lições" e peguei o jeito, foi só sucesso. Ainda tenho imagens na minha cabeça de quando estava dirigindo na rua a beira mar. 

Essa é paisagem que eu estava curtindo nesse momento, mas a foto acima é de 9 anos depois no mesmo local e mesma época do ano.

Voltei para casa depois de uns 40 minutos me sentindo o máximo. Um homem, saca?

Além da auto estima que essa habilidade nos oferece ela pode ser economicamente rentável. A galera que trabalha no Uber, 99, Ifood sabe muito bem disso.

O tempo é a coisa mais cara que temos, ir e vir dirigindo vai te economizar um monte de tempo. Um coisa que aprendi nos últimos anos é que quando pudermos devemos trocar dinheiro por tempo. O dinheiro a gente consegue novamente, o tempo não.

Outra coisa que deve ser dita aqui, dirigir vai facilitar a sua vida com as mulheres. Mulheres levam um homem mais a sério quando ele chega dirigindo. Lá no post sobre relacionamentos eu irei me aprofundar nisso.

Então amigos é simples, aprenda a dirigir quando puder. Se você não tem ninguém na sua família que possa te ensinar (pai ou irmão), a auto escola irá te ensinar.


Investir

A habilidade de investir aqui é algo mais aprofundado do que falei no post sobre o lado profissional.

Você é jovem, tem muito tempo. Você pode tomar um pouco mais de risco para ganhar uma rentabilidade melhor. E caso perca dinheiro, você terá tempo para ganhar novamente.

Quando a gente é jovem, os nossos erros são mais baratos. Arrisquem enquanto podem.

Nem preciso dizer que quanto antes começarmos a investir, melhor. Deixe o tempo e os juros compostos fazerem a sua mágica.

Amigos, tem muito material gratuito sobre investimentos na internet, tanto nos blogs quanto no youtube. Consumam tudo o que puderem.

Eu indico a seguinte ordem de estudos:

  1. Matemática Financeira;
  2. Renda Fixa e previdência privada;
  3. ETF's;
  4. Fundos Imobiliários;
  5. Ações (Buy and Hold);
  6. Trading. 

Cada um desses itens tem seus riscos, prós e contras que deverão ser levados em conta por vocês. Se dediquem!


Instrumento musical

Caras, nem só de trabalho vive o homem. Devemos buscar ser um ser completo. Ou seja, na minha visão, preencher a nossa vida de conhecimentos das mais variadas áreas. Faz um bem danado saber que somos pessoas que dominam muitos assuntos diferentes.

E a área artística/musical não poderia ficar de fora. 

Portanto, aprendam a tocar bem um instrumento musical. Não precisa ser algo profissional, apenas para tirar um som legal e se divertir.

Entendo que essa dica ajudaria os caras mais velhos que ainda possuem um grau de timidez. Porque uma vez que você tem essa habilidade, em algum momento vai ser chamado a dar uma "palhinha" para os amigos. E com essa experiência sendo repetida de vez em quando você conseguirá dominar um pouco a timidez.

Além disso, as pessoas procurarão você para fazer parte do grupo. Porque você é um cara legal, descolado. Você passa a ser um agregador de pessoas. Sacaram o leque de experiências que isso abre?

Eu tive meu primeiro contato com o violão aos 16 anos, onde um colega de colégio me dava umas poucas aulas. Mas só fui conseguir tirar um som legal aos 19 quando estava na universidade aproveitando aquele básico que tinha aprendido e mais um pouco de autodidatismo.

Então volta e meia quando eu ia em algum churrasco da galera da universidade me pediam que levasse o violão para tocar com o pessoal. E por mais que eu só tocasse sertanejo a galera curtia, por incrível que pareça.

A dica é: aprendam a tocar algo. Procurem aulas no youtube ou sites que publicam cursos como a Udemy ou algum site 0800 (só meter um google que aparece um trilhão de sites que repostam links de cursos).


Cozinhar 

A essa altura do campeonato provavelmente já saímos de baixo das asas dos nossos pais. Estamos encarando o mundo cruel morando sozinho. 

A gente precisa comer certo? Então para sobreviver morando sozinho precisaremos cozinhar. É mais saudável e também mais barato.

Por mais que aquele hamburgão de almoço todo dia pareça uma ideia interessante, ele vai acabar com o nosso shape. Se liguem!

Portanto, devemos dominar o preparo de coisas simples e no mínimo 2 pratos mais elaborados. Por exemplo:

  • Coisas simples: arroz, feijão, fritar um bife, preparar um omelete, temperar uma salada, macarronada.
  • Pratos elaborados: Strogonoff, filé ao molho madeira, lasanha.

O lance aqui é manjar o básico com algo a mais. Porque querendo ou não em algum momento alguém virá para comer na sua casa, seja a galera que vai fazer um trabalho de faculdade contigo ou para aquela mina que finalmente aceitou o convite para jantar no seu moquifo.

Novamente recorremos ao nosso velho conhecido: Youtube.


Limpeza

Pegando a mesma linha de raciocínio sobre aprender a cozinhar, nós morando sozinhos devemos aprender a limpar as coisas corretamente. Não é só passar pano com água caralho.

Como uma limpeza geral deve ser feita:

  1. Tirar o pó dos móveis.
  2. Limpar as janelas.
  3. Varrer o piso.
  4. Esfregar o piso com um bom produto de limpeza pesada.
  5. Agora sim passar pano no piso para finalizar.
  6. O banheiro deve ser limpo jogando água mesmo, utilizando sapólio e água sanitária.
Isso é o básico do básico. Se quiser se aprofundar um pouco mais, o youtube está sempre te esperando.

Aqui podemos abranger também a aprender: a lavar e passar roupas, lavar o carro, engraxar os sapatos, lavar a louça, limpar o fogão, lavar as calçadas... Achou que a vida sozinho é mole igual na casa da mamãe? Se enganou. Tudo isso exige, tempo, dinheiro e prática.

De novo, em algum momento ou você vai receber alguém em casa ou vai dar uma carona no seu carro, portanto, que esses ambientes estejam sempre limpos e organizados.

Porra galera, não deixe o local que vocês moram parecer um cativeiro!


Leitura

Eu sei que não é uma habilidade complementar, mas coloquei aqui porque devemos nos dedicar a leitura. 

Como escrevi na parte de instrumento musical, o hábito da leitura também irá preencher a nossa vida de criatividade, cultura e experiências ainda não vividas. Vamos deixar de ser pessoas superficiais.

Além disso vai melhorar o nosso vocabulário e a nossa escrita. E o mais importante, vai nos dar assunto sobre o que conversar com as outras pessoas. Iremos nos tornar pessoas mais agradáveis de se estar e mais seguros de si.

Não só de artigos técnicos de âmbito profissional devemos dedicar tempo, mas devemos ler ficções, romances, suspenses, filosofia, religião e outros.


Sim, algumas dessas habilidades a gente só pode adquirir pagando. É foda eu sei, principalmente para quem ainda tá lutando para conseguir um trampo e tirar um troco. Não desistam, subam essa escada degrau por degrau que eu garanto que as coisas boas em mais ou menos tempo aparecem.

Vocês viram o quanto de coisa vem antes de mulher na vida de um homem? Só reforça o que tinha dito lá no post #1, que mulher é consequência de um homem bem desenvolvido. Pois bem, no próximo post vamos tratar de relacionamentos com: família, amigos e mulheres.

É isso aí senhores, finalizamos mais um post de desenvolvimento masculino. Espero que essas palavras sejam úteis e auxiliem na caminhada de vocês.

Um grande abraço e até a próxima.

10 comentários:

  1. Ótimo post! Parabéns! Este fim de semana vou conhecer melhor o blog!

    ResponderExcluir
  2. Excelente compilado! É o que chamamos de desenvolvimento pessoal. Parabéns pelas palavras cirúrgicas.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu CeP!

      A ideia é essa mesma, desenvolvimento pessoal masculino sem perda de tempo. Principalmente para os homens jovens desfrutarem o máximo potencial da vida.

      Abraço!

      Excluir
  3. Realmente muito bons os conselhos, vc tem uma visão muito boa das habilidades complementares que realmente agregam na nossa vida.

    Abs chavao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita Chavão!

      A ideia é passar conhecimento de homem para homem. Aquilo que de fato funciona e que ninguém fala.

      Abraço!

      Excluir
  4. Post muito importante!

    Infelizmente ainda não tenho a maioria dessas habilidades em um nível aceitável, mas reconheço que é básico e tenho que desenvlver.

    Acompanhando e no aguardo dos próximos posts!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita PdI!

      Poucos homens tem essas habilidades em um bom nível. Porque simplesmente ninguém fala sobre isso. Não sei quando foi, mas o conhecimento sobre a vida masculina passado de pai para filho parou de ser transmitido e nós somos consequência disso. Temos que correr atrás!

      Abraço!

      Excluir
  5. Show de bola!!!!
    Vamos nos desenvolver em todos os aspectos possívels.
    Um abraço,
    40invest.globspot.com

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela visita 40invest!!

    Tamo junto! Adicionei seu blog no meu blogroll para acompanhar as suas postagens!

    Abraço!

    ResponderExcluir