sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A geladeira e o faça você mesmo

 Salve pessoal!


Seguindo a linha no desenvolvimento pessoal hoje vai um CVR - Caso da vida real e umas linhas sobre o "faça você mesmo".


Já há algum tempo (uns 3 a 4 meses) notei que minha geladeira (duplex) estava tendo um vazamento de água dentro dentro da mesma, a água escorria do freezer superior e ficava armazenada embaixo da gaveta de frutas e que com o passar do tempo transbordava e escorria para fora da geladeira.

No início nem dei muita bola, nada que um pano debaixo da porta do refrigerador não "resolvesse" o problema.

Desde então fui empurrando o problema com a barriga e procrastinando a porra toda,  usando como "desculpa" o dinheiro gasto com o conserto e o desconforto de ficar sem a geladeira por um tempo.

Por falar em dinheiro, nem sabia o quanto seria o reparo, mas que seria salgado seria. Essa galera da assistência técnica cobra uma fortuna só de "visita" para ver qual é o problema. Imagino que a brincadeira toda (visita + reparo) não sairia por menos de 300 temers.



Visita a R$ 150? Caralho! Que visita é essa? 
Vai trazer pelo menos um bolo pra gente comer?

Então na semana passada como eu estava na vadiagem devido ao recesso de final de ano e após pedido da minha mulher, resolvi enfrentar de vez o problema.

Convicto de que não queria gastar nenhum tostão com o reparo da geladeira, comecei a pesquisar na internet sobre o problema e como resolver. Após uns 30 minutos de pesquisa encontrei o que seria o problema: o dreno de água do freezer estaria entupido e um "sintoma" do problema era o reservatório de água próximo ao motor estaria totalmente seco.

Ok, problema identificado, mas como resolver?

Mais pesquisa na internet e encontrei o seguinte vídeo de como resolver a parada:


Visto e assimilado o vídeo resolvi partir para a ação. Desliguei a geladeira e após uns 30 minutos lutando com ela consegui retirar a tampa traseira do freezer. De fato o dreno estava entupido por causa de uma puta pedra de gelo. Problema comum nesse modelo de geladeira, segundo os especialistas da internet.

 Depois de mais uma meia hora, entre tentativas de quebrar o gelo e um pouco de água quente sobre o dreno, finalmente o mesmo desentupiu e a água chegou ao reservatório. Mais uns 10 minutos de remontagem do fundo e a devida limpeza a geladeira estava funcionando como nova.

Em pouco mais de 2 horas entre pesquisas e conserto economizei aí um bom dinheiro, aumentou minha moral com a patroa e minha autoestima estava nas alturas.


O faça você mesmo - Do it yourself - DIY

Da wikipédia:

"Faça você mesmo refere-se à prática de fabricar ou reparar algo por conta própria em vez de comprar ou pagar por um trabalho profissional. A prática, atualmente, engloba qualquer área de atividade, dos cuidados médicos ao design de interiores, da publicação à eletrônica.

O faça você mesmo, concebido como princípio ou ética, questiona o suposto monopólio das técnicas por especialistas e estimula a capacidade de pessoas não-especializadas aprenderem a realizar coisas além do que tradicionalmente julgam capazes".

Então galera recomendo fortemente "o faça você mesmo" de forma a se economizar um dinheiro, adquirir uma nova habilidade/conhecimento e aumentar a nossa autoestima. É claro, tenhamos o bom senso, às vezes tem problemas que apenas os profissionais qualificados e com o devido ferramental podem resolver.

E você, já conseguiu resolver algum problema onde não manjava de nada?

Feliz 2017, foco em nossas metas e ótimos investimentos nesse novo ano a todos nós!
Abraços!

6 comentários:

  1. Cara, essa porra mesmo! Eu faço tudo que posso para consertar minhas paradas, fuço a net, o youtube, tudão mesmo, faço isso para aprender e economizar. Se der errado fico tranquilão, pois foi eu que fiz a "M", então tá tranquilo. Cansei de pagar para os "profissas" fazerem merda com as minhas coisas.

    TMJ

    Feliz 2017

    ResponderExcluir
  2. Certeza! Se der merda na parada, ela já iria para o conserto mesmo, mas se não der; saímos no lucro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa Ligo, tb gosto muito do DYI, sempre que posso, apelo pra ele.

    Mas sinto informar, você foi vítima da Jaque...
    "Já que você tá em casa amor, faz isso pra mim..."... kkkk

    Ótimo 2017!
    Abc

    ResponderExcluir
  4. Olá Ligo,
    parabéns.
    Geralmente eu mesmo faço as minhas coisas, pois eu odeio pagar as pessoas para fazer algo para mim.
    Feliz 2017.

    Abraços.

    ResponderExcluir