domingo, 4 de agosto de 2019

A entrada no mundo das Criptomoedas e como comprar criptomoedas em 2019


E aí pessoal!

Tudo na tranquilidade? Por aqui só na correria, não tive tempo de postar nada depois do fechamento de julho.

Pois bem, iniciei esse segundo semestre pondo em prática uma estratégia de investimento que há algum tempo vinha pensando e estudando (veja o fechamento de jan/19 e fev/19) que é a compra de criptomoedas.

Em resumão a minha estratégia é o "buy and foda-se". Se chegar ao meu alvo de saída, legal; senão foda-se. Mas vou detalhar um pouco mais o que fiz.

A estratégia


1 -  O meu pensamento era comprar 1000 moedas de 3 criptos que tenham um valor de centavos hoje para segurar até que 1 moeda dessas criptos valessem U$ 1000.
    • Isso mesmo, pegar um pipoco de alta e fazer a IF numa pedrada só.
2 - Valor de investimento total: R$ 1000.
    • Como no meu entendimento criptomoeda é investimento de altíssimo risco, aloquei um valor que se virasse pó, não afetaria a carteira.
3 - As criptomoedas devem ter capitalização maior do que 1 bilhão de dólares.
    • Na minha concepção, uma capitalização alta dá uma maior "confiabilidade" na moeda.
4 - Olhando o gráfico diário das criptos pré-selecionadas, o preço deve estar em uma região de fundo.
    • Região de fundo é compra.
Então as escolhidas foram:
 

 E como sobrou um troco, fui procurando outras centaveiras que pudesse comprar 1000 moedas, e estas foram:


E depois dessas compras, ainda ficou um trocado em bitcoin. Então a minha carteira assim ficou:

As compras e as cotações são do dia 22/07/2019.

A diferença dos R$ 1000, para o valor em R$ acima são as taxas que paguei.

Como podem ver, não olhei site de moeda nenhuma, não tentei fazer uma análise fundamentalista nem nada. Comprei o que coube no bolso.

Agora é esperar a pipoca arrebentar. Se der certo, show, posso parar de trabalhar. Se não, a vida continua com a carteira principal intacta.

Como comprar criptomoedas em 2019


Aqui eu vou contar o como eu comprei essas moedas, não encontrei nenhum lugar com isso escrito apenas vídeos do youtube, então vou fazer um resumo passo-a-passo.

1 - Escolher as criptomoedas a serem compradas conforme a sua estratégia.
    • Sugiro sempre olhar pontos de entrada no gráfico, para evitar de comprar em pontos de venda.
2 - Escolher a exchange (uma espécie de corretora que troca dinheiro de papel por virtual).
    • Como as criptos que selecionei não estavam disponíveis em exchange nacionais, tive que abrir conta em uma no exterior.
    • Eu escolhi a Foxbit (nacional) e a Binance (exterior). Elas me pareceram confiáveis pois vi que muita gente opera com elas. (isso não é uma propaganda).
    • Para abrir e validar as contas essas exchanges pedem o envio de documentos, como qualquer corretora tradicional que opera no Brasil, tudo super tranquilo.
3 - Depositar R$ na conta da exchange.
    • Tudo via TED, tranquilão.
4 - Compra das cripto selecionadas observando a taxa de compra/venda e custódia da exchange.
    • Aqui como o BTC não era o meu alvo de compra, vou esticar um pouco o passo-a-passo até a carteira final.
4.1 - Compra de BTC na Foxbit.
    •  Com o dinheiro em conta na exchange, a compra do BTC é similar a um investimento em um banco qualquer. Só fiquem de olho nas taxas.
    • Depois de aproximadamente 2 horas os BTC's estavam na minha conta.

Compra de BTC na Foxbit

4.2 - Saque de BTC na Foxbit e Depósito na Binance
    •  Aqui é a parte que me causou mais confusão, no entanto é super simples.
    • Para realizar o saque de BTC a gente precisa saber aonde vamos colocá-los, então a exchange de destino te dá um endereço da sua carteira de BTC para depósito. Abaixo segue imagem:
Na tarja preta está o endereço da sua carteira na Binance.

    • Com o endereço do destino em mãos, vamos na exchange de origem e colocamos ele no local necessário e confirmamos o envio. Segue imagem:

Colocamos o endereço da carteira da Binance, no local requisitado no sistema da Foxbit

    •  Após umas 2 horas os BTC's estarão disponíveis na sua conta da Binance.

4.3 - Compra de criptomoedas na Binance.
    •  Com os BTC's na sua conta é hora de comprar as criptomoedas que almeja. Tudo bem simples, como um investimento tradicional.
    • Na Binance é bem rápido as criptos caírem na sua conta, acredito eu que seja instantâneo.

Compra das moedas na Binance


É isso aí galera.

Qualquer dúvida posta aí nos comentários, sou iniciante na parada mas talvez possa ajudar.

Bons estudos, investimentos e trades a todos.

Abraço.

Ps1: isso não é call ou recomendação sobre investimentos, invistam sob sua conta em risco. Criptomoedas são ativos de muita volatilidade e risco. Tomem cuidado.

Ps2: o fechamento de julho sai ainda esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário