domingo, 4 de julho de 2021

Desenvolvimento Masculino #1 - Introdução e Preparação

 E ae pessoal!

Como estamos? Espero que estejam muito bem! 

Este post (que agora é série) estava em planejamento desde 2017 e o meu desejo era (e ainda é) orientar os betas e os homens novos em como não se foder tanto na vida.

Pois vejo em muitos lugares homens jovens que não tem conhecimento nenhum de vida devido a não orientação da ala masculina da família. E o conhecimento "dado" aos homens de hoje, principalmente pela escola e mídia, além de enfraquecer aquele menino, não funciona.

Desde então vim pensando em o que eu devia passar de conhecimento para essa galera.

Em primeiro lugar, não sou um alfa ou chad ou qualquer coisa assim. A minha criação foi muito fraca, nada de realidade e disciplina foi me passada. Só conhecia aquele papo mole de "você pode fazer o que quiser", "tem que trabalhar no que gosta", "mulher gosta de homem sensível", "a vida é agora"... Eu também tinha uma deficiência física que me atrapalhava muito nas relações com outras pessoas e que seria facilmente corrigida quando criança.

E só passados mais de 35 anos entre sucessos e fracassos que me atentei para a totalidade dos itens que irei passar ao longo dessa série. 

Já adianto que não segui algumas coisas do que irei escrever, mas se tivesse seguido a minha vida seria muito, mas muito mais fácil.

No entanto, acredito que tenho algo a contribuir para a comunidade masculina que apanha todos os dias e de todos os lados.

Vamos lá.

fonte: pexels.com


#1 - Preparação


Primeiro vamos detalhar o destinatário principal desta série: homem, de 14 a 25 anos, solteiro, sem objetivo na vida, que não sabe para onde ir, com pouco ou nenhum dinheiro e sem barganha no mercado de relacionamentos.

ENTRETANTO, muita coisa que irei falar serve para todos os homens de qualquer classe ou idade. Cabendo a você verificar se se aplica a sua vida.

Assim, antes da gente iniciar qualquer tipo de processo de desenvolvimento pessoal temos que nos preparar para esse processo tendo em mente algumas coisas:

1 - Você irá precisar de algum dinheiro
  • Por mais que eu tente indicar coisas gratuitas, algum dinheiro será necessário. Para pagar a academia, algum curso, comprar alguma roupa melhor ou um serviço necessário; a gente precisa de grana. Então você precisará gerar alguma receita para custear o seu desenvolvimento, principalmente no início. 

2 - Visite a sua realidade
  • Aqui devemos analisar a nossa realidade. Aonde estou e aonde quero chegar. Não adianta traçarmos metas muito altas nesse momento, pois elas estão tão longe que podemos perder de vista e também não temos amadurecimento e recursos para atingi-las. Assim, imagine uma escada e vamos subir degrau por degrau.

3 - Desenvolvimento pessoal é um caminho solitário
  • Ninguém pode trilhar esse caminho por você. Você vai andar sozinho e no escuro por muito tempo. 

4 - A sabotagem começa na própria casa e não para aí
  • Este item está muito ligado com o anterior. Além de solitário o caminho é cheio de sabotadores passivo-agressivos. Começa na própria casa, quando você fala para os seus pais que vai começar a fazer exercícios físicos; e eles irão tirar sarro, ou falar que você é muito jovem e pode fazer depois. Na roda de amigos ainda é pior, fala que você vai fazer um tratamento para diminuir as espinhas no rosto porque sua cara parece um chokito, a tirada de sarro é inevitável. A realidade, na nossa volta, é como um grande balde de caranguejos; quando você começa a sair daquele lugar de mediocridade, vem alguém para te puxar de volta. Saiba que além de atrapalhar, não irão ajudar o seu desenvolvimento, por isso não conte a ninguém o que está fazendo ou pretende fazer. 

5 - Cuidado para não fugir
  • Quando começamos a evoluir o aumento no ânimo é automático, queremos fazer mais e mais. Porém temos que ter cuidado para não fugir do que importa. Se o objetivo atual é ficar mais forte e você pega parte desse tempo e vai aprender outra coisa (por mais útil que seja) é fuga do que importa agora. É igual quando você tem uma prova importante no dia seguinte e deixa de estudar para limpar seu quarto. Então o lance é meio obsessivo mesmo, se você tem 3 metas a cumprir é só elas que importam no mundo.

6 - Vai levar tempo
  • A gente superestima o que pode fazer em 1 ano e subestima o que pode fazer em 10. Não será rápido e não será indolor. Então tenha consciência que demandará tempo. Acho que uns 4 anos para você evoluir fisicamente bem como profissionalmente é um prazo razoável. 

7 - Acorde cedo
  • Quanto mais tempo no dia dedicarmos ao nosso desenvolvimento, mais rápido chegaremos lá, portanto acorde cedo. Aprenda aqui. Além do fato de termos mais tempo, a sensação de cumprir o primeiro objetivo do dia (o acordar cedo) já dá mais ânimo para enfrentar o dia.   

8 - Estabeleça uma rotina
  • Amigos, é com organização e método que chegaremos lá. Então devemos planejar toda a nossa semana e seguir aquele planejamento a risca. Quando estabelecemos uma rotina e ela se torna hábito o desenvolvimento acontece automaticamente, pois aquela "briga interna" ou "autosabotagem" diminui e tudo fica mais fácil. Um exemplo de planejamento: eu planejo a minha semana de meia em meia hora e executo cada tarefa disposta nessas "caixas" de 30 minutos.
A minha semana


9 - Aprenda a pesquisar
  • Aproveite o poder da internet. Amigos, hoje em dia conseguimos praticamente tudo online. E muitas vezes gratuitamente. Então aprendam a pesquisar melhor (por exemplo: aqui) no google. youtube e até mesmo no facebook e instagram. Sem falar nos bucaneiros de plantão. Porque pesquisar? As vezes o que eu indicar aqui não irá funcionar para você, mas você terá algum parâmetro de busca para encontrar um método eficaz que sirva para o seu caso.

E o que virá a seguir


Abaixo temos os tópicos do nosso desenvolvimento pessoal que irei abordar. E sim, está na ordem de prioridade da vida masculina. Claro que alguns irão descordar da ordem, mas para um homem sair do fundo do poço, a que está posta a seguir, ao meu ver, é a melhor e vocês saberão o porque. Não pensem que são itens isolados, eles se auxiliam mutuamente.

#2 - Força Física 
#3 - Profissional e finanças
#4 - Espírito e caridade
#5 - Beleza, aparência e bons modos
#6 - Habilidades complementares
#7 - Relacionamentos

É possível ter sucesso em um desses itens sem ter alcançado o anterior? Sim, mas é mais difícil e você vai dar MUITO murro em ponta de faca e perder muito tempo. Como aconteceu comigo.

Um último recado para fecharmos essa parte 1, devemos nos desenvolver por nós mesmos, para facilitar e melhorar a nossa vida e não para agradar terceiros. Geralmente os homens procuram o desenvolvimento para apenas "pegar mulher", nada mais errado no meu ponto de vista, aqui quero dizer que "mulher" é consequência de um homem bem desenvolvido.

Tem alguma contribuição para esta série? Posta aí nos comentários.

Até a próxima!

Abração.

12 comentários:

  1. Aguardando a série! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara aguardando ansioso a sua serie como eu queria ter lido toda essa instrução valiosa com 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Rodrigo, Firmeza?
      Pois é bicho, a história teria sido diferente se fossemos orientados mais cedo. Agora cabe a nós ensinar os mais novos a não cometer os mesmo erros.
      Abraço.

      Excluir
  3. Ficarei no aguardo por mais desta serie.

    ResponderExcluir
  4. CARAMBA Ligo, Parabéns pela iniciativa, parceiro. Show de bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Diário!
      Cara, é muito louco, mas tirando a blogosfera e alguns poucos fóruns não tem nenhum local onde o homem moderno pode buscar uma orientação ou um conselho. A intenção aqui foi tentar mostrar que tem homens que se preocupam com o desenvolvimento de outros.
      Abraço!

      Excluir
  5. Muito bom !! aguardando a continuação !

    ResponderExcluir
  6. Fala Ligo!

    Conhecimento bom, é conhecimento compartilhado, muito bom o post!

    Abs!!!

    ResponderExcluir