sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Desenvolvimento Masculino #5 - Beleza, aparência e bons modos

Prezados Cavalheiros.

Como vocês estão? Espero que estejam muito bem.

Já faz um tempo que não nos falamos. E não foi intencional essa demora, estava meio sem inspiração para escrever. A boa notícia é que ela voltou.

Bom nos 4 últimos posts tratamos um pouco da nossa mentalidade, da força física, do profissional e um gole de religião. 

A minha torcida é que estejam conseguindo abrir um vidro de palmito sem esforço, com algum dinheiro no bolso e com a mente e o coração mais leves.

Pois bem, o desenvolvimento não pode parar. Hoje vamos falar sobre beleza, aparência e bons modos.




#5 - Beleza, aparência e bons modos


A real é: todos nós gostamos de coisas bonitas. Ponto. Carros bonitos, casas bonitas, mulheres bonitas, quadros, músicas, roupas... O que é belo nos atrai. Nos sentimos melhor quando vemos uma paisagem bonita.

A beleza vende, seduz, conquista, atrai, facilita. 

Pensem um pouco nessa questão: "Em uma disputa de uma determinada vaga de emprego, é mais provável que o homem bonito ou o homem feio fiquem com a vaga?" Obs: Eles possuem as mesmas habilidades profissionais.

Pensaram? É muito mais PROVÁVEL que o homem bonito seja contratado. Porque além dessa atração pelo belo, a beleza passa a ideia de que a pessoa é organizada, disciplinada, asseada, responsável...

Sacaram o lance?

A nossa imagem é o primeiro contato que a outra pessoa terá com a gente, antes de sequer iniciarmos uma conversa. É parte daquela "primeira impressão" que passamos a outrem. Logo, quanto mais bonita essa imagem melhor para a gente.

E sim, no campo dos relacionamentos, em um primeiro momento, a beleza tem um peso absurdo na probabilidade de sucesso da sua investida em uma determinada mulher. 

E o que é a beleza?

Na MINHA concepção a Beleza é a soma de 3 fatores, que são: beleza natural, aparência e bons modos. Vamos destrinchar cada um.


Beleza Natural


A beleza natural é aquela com a qual nascemos. É a característica física que temos desde de sempre. Cor dos olhos, altura, sorriso, pele, formato do rosto...

E querendo ou não, daqueles 3 fatores que citei acima, é o que tem o maior peso. 

E também é aqui que vem os maiores "complexos" que temos e que DESTRÓEM a nossa autoconfiança. Por exemplo: o homem muito baixo se julga "menos homem" que os outros por ser baixo, assim prejudicando a sua autoconfiança, a sua autoimagem. E essa falta de confiança se alastra para todas as áreas da vida. 

Falo isso por experiência própria. Eu fui por muito tempo estrábico, ou seja, vesgo. Sim, não é zoeira. Porra, vocês já viram alguém vesgo? É feio para cacete. E por omissão dos meus pais, esse defeito que eu tinha não foi corrigido ainda quando criança e isso FODEU a minha vida. Dificultou muito as coisas para mim. É como jogar FINAL DOOM no nível nightmare, foda para caralho. Como resultado: baixa confiança. Eu não conseguia olhar as pessoas nos olhos, me tornei tímido e tudo de ruim que advém disso. 

Eu fiz a cirurgia para corrigir esse problema só depois dos 30 anos de idade. E ainda luto contra alguns resquícios dessa baixa autoconfiança construída na minha juventude. E o principal remédio dessa luta é puxar ferro (não é atoa que foi o post #2).

E o que devemos fazer então? 

A dica é: procure corrigir o que você julga por "defeito" ou "problema" na sua "imagem" o quanto antes!

Claro que tem alguns "defeitos" nós não conseguimos corrigir, como o homem baixo do nosso exemplo. Mas quando não há a possibilidade de correção, existem soluções para atenuar a situação. Voltando ao homem baixo do nosso exemplo; ele pode usar alguma palmilha por dentro do sapato para garantir alguns centímetros a mais de altura. Estratégia senhores, estratégia. A gente "comum" só vai conseguir vencer o jogo aumentando as nossas probabilidades com inteligência.

Então se você tem dentes desalinhados, vá ao dentista para corrigir. Se você tem muitas espinhas, vá ao dermatologista. E assim por diante, procure resolver isso logo, para não atrapalhar no seu futuro.

Fácil, não? É lógico que não! O grande problema aqui é que para se corrigir a beleza natural irá exigir dinheiro, geralmente, um bom dinheiro. E é por isso que o post sobre dinheiro veio antes deste, como eu disse, está tudo ligado em uma sequência lógica de importância na vida masculina, ou seja, a gente limpou e arrumou a casa, agora vamos colocar móveis melhores e seguir melhorando.

Logo, se você já tem grana ou plano de saúde; ou ainda seus pais tem a possibilidade de custear essa "correção", ótimo vai lá e faça o que tem que ser feito.

Não existe aquele papo de se "aceitar" de que "todos somos bonitos" ou outro lixo desses. A vida é cruel, se você não adequar - você vai de dar mal.

E para quem começou a pouco tempo a se desenvolver e ainda não colheu os resultados desse processo (como o dinheiro); e também para quem ainda não tem grana, as opções são:

  • SUS: é o convencional, você vai procurar as unidades públicas de saúde para agendar com os profissionais que lidam com o seu problema. O foda aqui é que pode demorar, sim, afinal o sistema público de saúde sempre foi lotado. Mas, por favor, não desista; vá atrás de resolver o seu problema. É possível.
  • Clínicas-escola: aqui tá o meu "pulo do gato" para vocês. Muitas universidades e cursos de pós graduação nas áreas médicas e odontológicas oferecem tratamentos a custos mais baixos e até gratuitos! Duvida? Olhe aqui e aqui. Então procure nessas instituições, na sua cidade, se estão fazendo atendimentos ou procurando pacientes e resolva o seu problema. Neste caso, serão os alunos destes locais que irão fazer os atendimentos sempre supervisionados pelos respectivos professores. 


Aparência


O segundo fator do meu conceito de beleza é a aparência. E o que é a aparência? No meu entendimento a aparência é o ato de se arrumar, ficar asseado. 

Ou seja, ficar bem vestido, limpo, com cheiro agradável, barba e cabelos aparados e também com um bom físico. 

Por mais que seja um personagem fictício, um bom exemplo de boa aparência que eu falo é o James Bond como na nossa imagem acima. Para mim, é padrão a ser seguido pelos homens neste quesito. 

Não sejamos extremistas aqui, é um EXEMPLO, vamos adotar o padrão no que couber conforme local, nossa condição financeira e companhia.

Vamos falar um pouco de cada um desses pontos:

  • O cheiro
    • Ninguém gosta de homem fedido. Simples assim. Então perfume + desodorante é essencial para um homem. 
    • Desodorante use sempre. Eu uso desodorante aerossol de 2 marcas diferentes. E porque 2 marcas? O que eu percebo é que se eu usar apenas 1 marca, depois de algum tempo ele não segura mais por tanto tempo o cheiro ruim, então eu procuro variar dia sim/dia não determinada marca. Para economizar, compre desodorante em kit que as grandes lojas vendem, o preço individual sai mais em conta.
    • Perfumes eu indico usar sempre, mas se você tiver sem grana, pode usar conforme o local e companhia que você irá. É lógico que você não usará perfume quando for no futebol com os amigos de quarta-feira. Outra coisa, perfume sempre importado, sempre. Perfume nacional não tem efeito por muito tempo. Aprendam aqui a usar perfume. Não preciso dizer que dependendo a fragrância você deve maneirar a quantidade que passa, para não ficar enjoativo às pessoas a sua volta. Então vá a uma loja que vende perfumes importados, experimente e teste as fragrâncias e depois compre na internet.
  • O físico - o "shape"
    • Vocês já viram que tudo o que escrevi até agora está interligado com algum assunto que já tratei ou irei tratar, e com o físico não é diferente. Como já tratei lá atrás, não preciso me aprofundar aqui.
    • Embora todos os fatores referentes à aparência tenham importância e não podem em nenhum momento serem deixados de lado, o físico possui o maior peso.
    • Você tendo um bom físico, qualquer roupa/calçado/acessório fica bem, encaixa legal. Não tem erro!
    • Outra coisa, gordo tendo destaque e sucesso é exceção da exceção, portanto se você está acima do peso, emagreça.
  • O que vestir
    • Como já disse, você tendo um corpo legal, qualquer coisa fica bem em você. 
    • Eu não entendo nada de moda e essas coisas, mas vamos falar do que não usar:
      • Boné: apenas quando necessário para proteger do sol. Boné é coisa de moleque e malandro.
      • Chinelo fora de casa: se você está na praia ok, se não, chinelo só dentro de casa.
      • Pochete: não, nunca usem isso, porra.
      • Calça jeans muito apertada: não, não e não.
      • Muito cuidado com as bermudas. Aquelas de tactel ou outro tecido sintético é apenas para academia/esporte e não para passear. 
    • Como eu não entendo de moda, combinações e essas coisas - confesso que deveria entender, todos devemos entender, para o nosso bem - vou deixar alguns vídeos para vocês se basearem. Vídeo 1 e Vídeo 2.
    • Outra coisa, o local que você irá vai ditar as regras do que vestir. Quando tiver algum compromisso, o google tá aí para ajudar na sua pesquisa de traje para a ocasião.
    • O que eu visto? Para o trabalho é esporte fino. Sair para jantar ou outro evento: camisa polo + jeans. Ficar em casa: camiseta + bermuda jeans ou tecido mais elaborado. Todas as roupas sem estampas ou detalhes nesse sentido.
    • Sim, mesmo em casa devemos ficar apresentáveis, faz bem para o ego e autoestima. Então aquela camiseta surrada do Metallica da adolescência é só para dormir e olhe lá.
    • E onde comprar roupas/calçados? Roupas eu prefiro comprar pessoalmente para provar e tals, então basicamente é: Hering, Renner e Centauro, é o melhor custo-benefício. As camisas e calças sociais compro em lojas de alfaiataria como a Aramis, sim é um pouco mais caro mas dura muito e se adequa legal ao formato do meu corpo. Os sapatos, também compro pessoalmente, sem loja específica. Já tênis esportivos e chinelos é online: geralmente outlet da Adidas e Netshoes onde saem mais em conta. Por fim, as cuecas também compro online sempre da marca Lupo, compro no site mais barato; são cuecas excelentes e duram anos.
    • Foquem em comprar roupas de qualidade, com tecidos melhores e mais grossos e com boas costuras. Assim as roupas durarão mais tempo. Mais qualidade e menos quantidade.
    • A gente quando é muito jovem tem a mania de querer roupas de "marca" para impressionar as mulheres, ou fazer parte da "galera". O foda é quando sua família é dura. Não vai adiantar pedir porque eles não tem como dar. Então a tática de guerrilha aqui é o shape, logo, coloque volume nesse corpo e preencha essa camiseta que eu te garanto que você vai impressionar.
  • Barba e cabelo
    • Barba e cabelo sempre aparados! Essa é a regra. Cabelos cortados a cada 3 semanas ou 1 vez por mês. Se você não usa barba, deve aparar a cada 3 dias. Agora se você usa barba, dê uma aparada a cada semana.
    • Se você utiliza um corte de cabelo curto, lavar apenas com shampoo é o suficiente. Se utilizar condicionador, você pode ficar com caspa. E por falar em caspa, se você tem, trate isso com urgência. Usando um shampoo anticaspa, uma vez ao dia no banho durante alguns dias, na maioria dos casos deve resolver.
    • Caso use barba, compre um aparador de pelos elétrico que vai te ajudar demais! Eu uso barba e ele me economiza um tempo fodido.
    • Que tipo de barba/cabelo devo utilizar? O pouco que eu sei é que depende do formato do seu rosto. Como meu entendimento aqui é limitado, vejam esses vídeos para ficarem ligados: Cabelo, Barba.
    • Então já escolhidos o tipo de corte/formato do cabelo/barba você vai em um cabeleireiro e mostra uma imagem do corte que quer para ele reproduzir. Procurem ir em salões profissionais específicos para homens, pois lá eles te direcionam e ajudam a escolher o que fica melhor em você. 


    Bons Modos


    Os bons modos, na minha definição, são: etiqueta, educação e comportamento. 

    Na moral, eu não deveria estar falando isso para vocês, pois é algo essencial a vida em sociedade. A gente deveria ter aprendido essas coisas no nosso seio familiar, os pais deveriam passar esses ensinamentos aos seus filhos.

    Em resumo, os bons modos nos tornam em um "cavalheiro". Novamente recorro ao nosso amigo James Bond, já fica de dever de casa para vocês verem alguns filmes do 007 para notarem essas nuances, olhem como ele se porta nos mais diversos locais, como ele fala com os outros, a postura corporal, a fala calma e confiante.

    Tenham o bom senso caramba, o lance aqui é ser civilizado e não parecer, em todos os locais e situações, igual um mordomo.

    • Etiqueta
      • A etiqueta básica que devemos saber é: não comer igual um animal, ou seja, saber se portar à mesa; saber espirrar, tossir e assoar o nariz de forma adequada não sendo um nojentão.
      • Aprenda aqui se portar à mesa.
      • Aprenda aqui a tossir e espirrar adequadamente.
      • Assoar o nariz torna-se uma violação da etiqueta se for executado diretamente na frente de alguém na mesa de jantar ou no saguão. Quando é necessário assoar o nariz à mesa, a pessoa que o faz deve se afastar de todos e, principalmente, da comida que está na mesa. Se a sessão de assoar o nariz for curta, então ela pode ser feita à mesa, mas se o nariz estiver muito entupido e a sessão de assoar o nariz resultante for longa e barulhenta, então é fortemente recomendado ir ao banheiro/lavabo. Também é rude aspirar continuamente o muco de volta ao nariz. É melhor ir ao banheiro/lavabo e limpar tudo. Nesse sentido, carregar um lenço todos os dias seria uma opção melhor do que ficar sem lenços de papel. (Fonte: Wikipédia).
    • Educação
      • A definição para a "educação" é: bom vocabulário, boa conversa e cortesia com os outros.
      • Um bom vocabulário você só adquire lendo bastante, não tem outra forma.
      • A cortesia com os outros, é o ato de pedir "licença", falar "obrigado", dizer "me desculpe" entre outros. Seja civilizado. É claro que em algumas situações a cortesia vai para o caralho e vale a lei do mais forte, de quem fala mais alto e de forma ameaçadora. Estejam sempre atentos.
      • A vida em sociedade exige interação com outras pessoas, não tem como ficar trancado no quarto jogando videogame a vida toda. Portanto devemos saber conversar. Seja uma conversa de "elevador" com alguém aleatório ou um papo mais elaborado com aquela mina que a gente está afim. Então veja aqui como ter assuntos e consequentemente ter uma boa conversa.

    • Comportamento
      • Um grande peso da nossa imagem é forma como nos comportamos. No geral, devemos ter um bom comportamento no sentido de ser seguro, confiante, sério e calmo. Somente só quando estivermos em um ambiente mais descontraído que poderemos ter um comportamento mais displicente. Na conversa é a mesma coisa, a fala deve ser sempre calma, baixa e olho no olho.
      • Uma forma de ter esse tipo de postura/comportamento é você tentar emular alguma pessoa que tenha essa característica que você deseja (James Bond) e treinar na frente do espelho. Amigos, não tem jeito, se não temos isso já incorporado na nossa personalidade devemos treinar e muito.
      • Veja aqui um pouco sobre postura e linguagem corporal.
      • Eu tenho um excelente exemplo de como o comportamento errático pode prejudicar até mesmo os caras mais bonitos. Bora. Eu, quando estava na universidade, tinha um amigo que era muito bonito, aquele cara chad mesmo, loiro, olhos azuis, traços finos e por volta de 1,80 de altura. No início do curso, ele chamava atenção das mulheres pela sua beleza natural. Já mais no meio para o final do curso, ele não atraía mais os olhares das colegas. Não atraía pois elas já conheciam o seu comportamento de adolescente/pirralho. Sim, o cara era bonito mas tinha o comportamento do Sérgio Malandro. Só fazia piadinhas, vivia na risadinha, conversava em um tom jocoso, bem palhação, tá ligado? Era triste de ver, ele até pegava umas minas gatíssimas que o viam pela primeira vez, mas não conseguia levar a história adiante. No período do curso, que eu soube, ele teve 2 namoros que duraram só algumas semanas. As colegas de turma não conseguiam suportar o comportamento chupeta dele.

    Caras, eu já errei muito em todos esses pontos e ainda erro. Errei no shape, no cheiro do perfume, na falta de assunto para conversa, na forma de me vestir, na forma de me comportar. O que eu mais me arrependo era a forma de me vestir, caralho eu simplesmente não me importava. Tinha aquele pensamento símio de que "as outras pessoas devem gostar de mim como eu sou". Era um chimpanzé mesmo. 

    Esse era o meu pensamento símio.

    Não tem como a gente ser um fodido e querer sempre as melhores coisas. A conta não fecha. As coisas boas, para as pessoas comuns, só vem com muito trabalho e esforço.

    Lembro os senhores de que o mundo é feito de probabilidades. É possível que um homem feio tenha sucesso em alguma determinada área? Sim, mas a probabilidade é baixa. 

    Novamente, tratamos aqui o básico do básico. Não entendeu ou não foi claro o suficiente? Utilize os exemplos citados aqui e pesquise, veja tudo o que está gratuito do youtube. Use a sua inteligência ao seu favor. Estude, se desenvolva, eu te garanto que não será perda de tempo.

    É isso aí senhores, finalizamos mais um post de desenvolvimento masculino. Espero que essas palavras sejam úteis e auxiliem na caminhada de vocês.

    Um grande abraço e até a próxima.

    Um comentário:

    1. minha vida vale a pena ser vivida confortavelmente para mim e minha família agora e realmente nunca vi a bondade ser mostrada para mim tanto na minha vida, pois estou passando por um problema tão sério quanto meu filho encontrou um terrível acidente nas últimas duas semanas, e os médicos diz que precisa passar por uma cirurgia delicada para ele voltar a andar e eu não pude pagar as contas, aí a sua cirurgia foi ao banco pedir emprestado e rejeitou dizendo que não tenho crédito, daí corro para meu pai e ele não foram capazes de ajudar, então, quando eu estava navegando nas respostas do Yahoo e me deparei com um credor de empréstimos sr, pedro, oferecendo empréstimos a taxas de juros acessíveis, eu não tive escolha a não ser tentar e, surpreendentemente, era tudo como um sonho, consegui um empréstimo de $ 110.000,00 para pagar a cirurgia do meu filho e, em seguida, arranjei um negócio confortável para me ajudar também. Agradeço a Deus que hoje é bom e você pode andar e está trabalhando e o fardo é mais longo tanto mais sobre mim e podemos alimentar bem e minha família está feliz hoje e eu disse a mim mesmo que chorarei em voz alta no mundo das maravilhas de Deus para mim através deste credor temente a Deus, Sr. Pedro, e eu aconselharia qualquer pessoa com necessidade genuína e séria de empréstimo a entrar em contato com este homem temente a Deus em ...... pedroloanss@gmail.com obrigado

      ResponderExcluir